Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Admiração e gratidão

16 de junio de 2014
Por Fadi Chehadé

null
Durban47 | Next Generation Registration Directory Service Session

A Internet ganhou seu lugar entre os maiores trabalhos em equipe da humanidade. O surgimento da Internet e seu impacto social, econômico e político são o foco de qualquer história escrita nos últimos 30 anos. E ela está em vias de se tornar o sistema nervoso central social, econômico e político do mundo.

Toda essa conversa grandiloquente sobre o impacto da Internet inspira admiração e gratidão pelo trabalho que alguns pesquisadores e acadêmicos começaram no fim dos anos 60. Do começo humilde, como uma rede entre quatro universidades, nasceu uma revolução da conexão em massa.

Desde a sua concepção, a Internet foi criada como uma arquitetura aberta. Todos podiam, e ainda podem, contribuir com a sua operação. A participação de organizações que definem seus padrões e protocolos, como a Força-tarefa de Engenharia da Internet, é aberta. E até hoje, muitas das pessoas responsáveis por contribuir com suas políticas, padrões e protocolos fazem isso sacrificando tempo pessoal com familiares e amigos (às vezes compensado pelos empregadores, às vezes não).

Acho que nenhum de nós pode dizer que trabalhar com o modelo ascendente, com várias partes interessadas e baseado em consenso é fácil. É um desafio unir muitos pontos de vista diferentes e determinar um caminho a seguir sem objeções formais. Chegar ao consenso e a abordagem colaborativa são processos que exigem muito esforço, além de generosidade, cooperação e compromisso de todas as partes.

Um bom exemplo da importância da cooperação e do compromisso são as recomendações finais do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório de gTLDs, publicadas recentemente. Desenvolvidas ao longo de 15 meses, as recomendações finais oferecem uns 180 princípios que foram analisados, debatidos e discutidos. Esses princípios refletem compromissos feitos por cada panelista, e eu sei que alguns panelistas não concordam totalmente com todos eles. Porém, apesar dessas diferenças, todos concordaram que o novo modelo coletivo é preferível ao banco de dados de WHOIS que existe atualmente. Todos nós devemos nosso agradecimento sincero a cada membro do painel por enfrentar esse problema difícil e criar esse conjunto de recomendações, que agora estão abertas para comentários da comunidade.

Como chegar ao consenso dentro do modelo com várias partes interessadas é muito difícil, nós, a comunidade da ICANN, queríamos encontrar uma maneira de reconhecer e expressar nossa admiração e gratidão pelas pessoas que conseguem fazer isso. O primeiro Prêmio Ethos com várias partes interessadas da ICANN foi criado como programa piloto este ano com esse objetivo.

O Prêmio Ethos com várias partes interessadas busca homenagear as pessoas que prestaram serviços à comunidade da ICANN como um todo. O vencedor ou os vencedores serão divulgados durante a Cerimônia de Abertura do ICANN 50. Enquanto escrevo este texto, não sei quem será o vencedor. Sequer sei os nomes das pessoas indicadas pela comunidade! O vencedor será selecionado por um grupo de voluntários da comunidade que está buscando candidatos que demonstrem o espírito da colaboração através da empatia e do desejo sincero de se envolver com pessoas de outras origens, culturas e interesses. Candidatos que tenham demonstrado sua vontade de se aproximar de outros povos, de ouvir e se envolver de verdade com pessoas que não compartilham seus pontos de vista ou interesses. Candidatos que sejam conhecidos além de seus grupos constituintes ou grupos de partes interessadas como pessoas dispostas a ter um diálogo verdadeiro e trabalhar para o consenso. Eu acho que todos nós podemos apoiar essas qualidades como chaves para o sucesso do modelo com várias partes interessadas. E aqueles que possuem essas qualidades merecem nossa admiração e gratidão tanto quanto as realizações técnicas que possibilitaram o surgimento da Internet.

Authors

Fadi Chehadé

Anterior President & CEO