Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Memorandos explicativos sobre o Guia para Candidatos a Novos GTLDs

21 de octubre de 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Como parte dos preparativos para a assembléia pública da ICANN no Cairo, publicaremos o Guia para Candidatos a novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs), também chamado “Solicitação de Propostas (RFP) preliminar”. Esse documento contém informações para aqueles que querem se inscrever para um novo gTLD.

Conforme já anunciamos anteriormente, também estamos publicando e oferecendo uma série de documentos que servirão como memorandos explicativos para ajudar no entendimento do trabalho de implementação.

Os documentos explicativos são:

  1. Resolução de disputas por seqüências – um ciclo de vida completo, incluindo resoluções para disputas por seqüências;
  2. Processo sugerido para requerimentos de nomes geográficos;
  3. Novas informações sobre o documento a respeito da Estabilidade do DNS – novas exigências técnicas, incluindo Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs);
  4. Proteção de direitos de terceiros em novos gTLDs.

No momento, esses documentos estão sendo publicados em inglês, mas em breve estarão disponíveis em outros idiomas, como árabe, chinês, francês, espanhol e russo, conforme determinam os Princípios da ICANN para traduções [PDF].

Publicaremos outro documento explicativo “Considerações sobre os custos do programa para novos gTLDs” juntamente com a versão preliminar do Guia para o Candidato antes da próxima assembléia internacional da ICANN no Cairo, com início em 2 de novembro de 2008.

Os documentos estão disponíveis para download na página do programa para novos gTLDs. É importante observar que esses documentos ainda estão na sua versão preliminar e destinam-se somente para discussão. Os possíveis candidatos para novos gTLDs não devem se basear nos detalhes sugeridos para o programa de novos gTLDs. Esse programa continua sendo objeto de outras consultas e revisões.

Na sexta-feira, 24 de outubro de 2008, iniciamos um período para comentários sobre os documentos e sobre o Guia do Candidato. Esse fórum ficará aberto por 45 dias.

Novos GTLDs e a Internet – Abertura, mudança, inovação.

Após anos de discussão e reflexão, estamos expandindo os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). Agora eles oferecerão mais inovação, mais opções e mudanças para uma Internet global que no momento conta com apenas 21 domínios genéricos de primeiro nível.

Como corporação sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereços na Internet, a ICANN não está fazendo isso para aumentar sua receita. Estamos elaborando um plano de implantação, com oportunidades para comentários do público e processos para objeções. Esse plano também é objeto de um detalhado exame técnico para garantir a segurança e a estabilidade da Internet. Haverá uma taxa de avaliação, porém apenas para cobrir os custos (as despesas até o momento, o processamento dos pedidos e os custos legais previstos).

Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (um número que continua crescendo), a diversidade, variedade de escolha e a inovação são essenciais. A Internet já deu oportunidade para um enorme aumento na variedade de escolha, inovação e competição de idéias, e a expansão dos gTLDs é uma oportunidade para mais.

Conheça os detalhes em: http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm.  

Abertura. Variedade. Inovação.

Links relacionados: