ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Dez fatos que você não sabia sobre a Dinamarca

11 March 2017
By Kimberly Enger

null

1. A palavra dinamarquesa hygge foi eleita uma das dez principais palavras do mundo em 2016.

Na verdade, hygge ficou logo atrás de Brexit na classificação de palavras do ano de acordo com o Dicionário Collins. Hygge se refere a um sentimento de união e intimidade relacionado a relaxar com os amigos e a família. A melhor tradução em português seria "aconchego". Durantes os invernos longos e escuros, o brilho de velas, os cobertores aconchegantes e as bebidas quentes ajudam a criar o hygge nos lares dinamarqueses, e ajudam a explicar por que esse povo é tão feliz.

2. Se colocados lado a lado, o número total dos famosos blocos de LEGO dinamarqueses vendidos em um apenas um ano daria cinco voltas na Terra.

Em 1934, o carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen renomeou sua empresa de brinquedos de dois anos de LEGO, que combina duas palavras dinamarquesas: leg godt –que significa "brinque bem". A produção dos famosos blocos de LEGO teve início em 1958. Hoje em dia, o "brinquedo do século" tem suas próprias convenções, blogs, páginas de curiosidades, filmes e muito mais.

3. O parque de diversões Tivoli Gardens em Copenhague serviu de inspiração para a Disneylândia.

O Tivoli Gardens foi fundado por volta de 1840 para dar aos dinamarqueses um pouco de diversão e deixarem de lado os assuntos políticos. Em 1951, Walt Disney visitou o parque e fez anotações sobre todos os detalhes. A beleza, a limpeza, a organização e o toque familiar o impressionaram tanto que serviram de modelo para a Disneylândia, inaugurada em 1955.

4. Não há montanhas da Dinamarca e todas as cidades ficam a uma hora de distância de carro do mar.

A Dinamarca é um país costeiro plano com uma altitude média pouco acima do nível do mar. Møllehøj é o ponto mais alto na Dinamarca, como uma altitude de apenas 171 metros (561 pés). E a linha costeira nunca está a mais de 50 km (30 milhas) de distância de nenhum lugar no país.

5. O empreendedor dinamarquês Janus Friis foi um dos fundadores do Skype.

Friis criou o Skype em 2003 com o empreendedor sueco Niklas Zennström. Eles contrataram programadores estonianos para desenvolver o software de teleconferências, que foi vendido ao eBay em 2005. A Microsoft, que posteriormente adquiriu o Skype em 2011, anunciou que o Skype tem agora 300 milhões de usuários no mundo todo.

6. Os doces dinamarqueses são na verdade de Viena.

O delicioso "doce dinamarquês" chegou à Dinamarca por volta de 1850. Durante uma longa greve de padeiros, os proprietários de padarias trouxeram chefs da Áustria, que introduziram a massa folhada e outros doces que os dinamarqueses chamam de wienerbrød (pão de Viena). Os padeiros dinamarqueses então modificaram essas receitas para criar o doce que conhecemos e tanto amamos hoje.

7. A Dinamarca é o líder mundial em tecnologia eólica.

Particularmente nas suas regiões costeiras, a Dinamarca tem ventos e tempestades fortes. A parte mais ao norte da península de Jutlândia tem em média 170 dias de ventos fortes anualmente. A Dinamarca transformou esses ventos em um recurso natural, tornando-se pioneira no aproveitamento de energia eólica na década de 70. Em 1979, a primeira turbina eólica comercial foi instalada. Hoje em dia, mais de 40% da energia na Dinamarca é eólica, e o país tem uma meta de aumentar para 50% até 2020.

8. O número de bicicletas na Dinamarca é duas vezes maior do que o de carros

A cultura do ciclismo é enorme na Dinamarca. Ela está integrada ao trabalho e às atividades de lazer. Na verdade, 9 de cada 10 cidadãos têm uma bicicleta, e apenas 4 de cada 10 têm um carro. Em Copenhague, 56% dos residentes vão ao trabalho de bicicleta. A cidade deixou esse meio de transporte mais seguro instalando vias elevadas apenas para bicicletas.

9. O filme "Frozen" foi baseado no conto de fadas dinamarquês "A Rainha da Neve", a uma criação do autor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Andersen publicou 156 contos de fadas e histórias, incluindo "A Pequena Sereia" e "A Nova Roupa do Imperador". Hoje em dia, para homenagear sua influência mundial na literatura infantil, o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril, aniversário de Andersen. O prestigioso Prêmio Hans Christian Andersen reconhece outros autores e ilustradores que fizeram uma contribuição duradoura para a literatura infantil no mundo todo.

10. Os dinamarqueses são as pessoas mais felizes do planeta.

O Relatório Mundial de Felicidade da ONU de 2016classificou a Dinamarca como o país mais feliz do planeta. O relatório classifica 156 países de acordo com seu nível de felicidade seguindo seis fatores: produto interno bruto per capita, apoio social, expectativa de vida saudável, liberdade pessoal, iniciativas de caridade e percepção de corrupção.

Authors

Kimberly Enger