ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O caminho da instância do servidor de raiz "L" em Kolkata

23 August 2017
By Anupam Agrawal

A implementação da instância do servidor de raiz "L" em Kolkata começou dentro do programa de apoio à infraestrutura crítica da Internet. A divisão de Kolkata da Sociedade da Internet (ISOC) foi apresentada em 2013. A filosofia dessa divisão sempre foi facilitar o desenvolvimento das capacidades técnicas das pessoas que trabalham com Internet na Índia.

Naquela época, uma das principais questões do programa era se a Índia deveria ter mais instâncias do servidor raiz para ajudar a direcionar o tráfego. Calculamos o número médio de usuários na região por instância do servidor raiz e concluímos que era necessário ter mais instâncias. As regiões da América e Europa tinham 4,5 milhões de usuários por instância, enquanto a Índia tinha aproximadamente 100 milhões de usuários por instância. Esse método é bem básico, mas nos deu um objetivo claro para avançar.

Com o apoio da comunidade indiana, começamos a abordar vários operadores de instâncias do servidor raiz e conversamos com a ICANN, o operador do servidor de raiz "L". Na época, a ICANN não operava uma instância desse servidor na Índia. O acordo com a ICANN é simples: a ICANN não cobra o host pela hospedagem da instância, e a equipe da ICANN cuida do software e do gerenciamento administrativo. A ISOC Kolkata é responsável pelo servidor, pela largura de banda e pelos custos de manutenção do servidor.

Fornecer hardware, tomar as medidas de segurança necessárias e conseguir largura de banda podem ser procedimentos de rotina para um provedor de serviços de Internet que hospeda uma instância do servidor raiz mas, para a nossa divisão, essa era uma experiência totalmente nova.

O processo de conseguir o servidor para Kolkata exigiu várias reuniões com nossos patrocinadores e fornecedores. Precisamos explicar aos órgãos tributários que a finalidade do servidor de Kolkata não era lucrativa nem de negócios.

Também precisamos encontrar um local para o servidor. Atualmente, ele está em um dos escritórios da ISOC Kolkata. Além disso, foi necessário estabelecer sistemas de segurança de acesso, inclusive grades nas janelas. Essa é a responsabilidade de ter infraestruturas críticas da Internet!

Nosso desafio mais importante foi conseguir largura de banda de alta velocidade para a conexão do servidor. Foi bem difícil conseguir apoio financeiro, mesmo de algumas das organizações sem fins lucrativos criadas para atender à comunidade da Internet na Índia. Isso atrasou o início das operações da instância do servidor de raiz "L". No final, uma empresa de telecomunicação concordou em oferecer patrocínio com a seguinte condição: nossa divisão assumiria a responsabilidade de concluir as últimas etapas para a conectividade. Essas etapas finais incluíam fazer perfurações, passar cabos e instalar antenas. Graças ao trabalho dos voluntários e ao apoio da comunidade, foi possível colocar a instância do servidor de raiz "L" em operação.

A equipe técnica coordenada por Anand Raje (vice-presidente da ISOC Kolkata) conseguiu fazer a conexão, e a equipe de engenharia de DNS da ICANN concluiu a instalação. Agora já estamos funcionando.

Dois dias depois da instalação, o tráfego aumentou e a largura de banda não foi suficiente. Depois de outra série de apresentações e conversas com provedores de serviços de Internet locais, conseguimos patrocínio para mais largura de banda.

Quando esse problema foi resolvido, ficamos muito satisfeitos. Gostaria de agradecer à nossa comunidade e aos patrocinadores pelo trabalho conjunto por essa causa, e também à equipe da ICANN, principalmente Champika Wijayatunga e Samiran Gupta do escritório regional da ICANN na APAC, Chris Mondini e a equipe de engenharia de DNS.

Esta é a segunda publicação da nossa série de três partes sobre o 4° aniversário do escritório regional da APAC. Se você perdeu a primeira, pode acessá-la aqui. Aguarde a terceira publicação em breve.

Authors

Anupam Agrawal