ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Uma Reflexão Antes da Reta Final

9 November 2015
By

Como previsto por muitos, a transição da administração da IANA e o aprimoramento da responsabilidade da ICANN foram os principais tópicos do encontro ICANN 54, em Dublin. Enquanto entramos na reta final após Dublin, o Grupo de Coordenação da Transição de Administração da IANA (ICG) e o Grupo de Trabalho Entre Comunidades sobre o Aprimoramento da Responsabilidade (CCWG-Responsabilidade) acumularam quase 70 horas de reuniões, incluindo sessões de trabalho e de envolvimento, além de apresentações representando seus grupos para diversas SOs e ACs ao longo da semana. Em consequência disso, os dois grupos alcançaram metas importantes.

Em especial, a conclusão da Proposta de Transição da Administração da IANA pelo ICG, dependente de questões pendentes entre o CCWG-Responsabilidade e o CWG Administração da comunidade de nomes. O relatório final sobre a transição da administração da IANA e o comunicado completo do progresso pode ser encontrado aqui. Além disso, o CCWG-Responsabilidade avançou em muitas de suas recomendações pendentes, principalmente sobre a questão do designador único como o mecanismo de execução para os novos poderes da comunidade. Para obter uma atualização completa do progresso, leia o relatório dos copresidentes aqui.

Enquanto reconhecemos este progresso significativo, acho que é importante mencionar e falar brevemente sobre os detalhes referentes à participação e ao envolvimento que nos ajudaram a chegar aqui.

Teleconferências e reuniões: os grupos de trabalho realizaram mais de 360 teleconferências e 9 reuniões presenciais. A duração dessas teleconferências e reuniões chega a mais de 600 horas, sem incluir as inúmeras horas de redação, preparação/averiguação de teleconferências, finalização dos documentos, avaliação de comentários públicos e compartilhamento de informações.

Troca de mensagens da lista de e-mails: os grupos de trabalho trocaram mais de 26.000 e-mails por meio das mais de 35 listas de e-mails da comunidade arquivadas publicamente, dedicadas a discussões sobre a transição e os processos de responsabilidade. Só no CCWG-Responsabilidade, quase 9.000 e-mails foram trocados desde dezembro de 2014, entre o grupo todo ou com um dos 14 subgrupos que debatiam os métodos para aprimorar a responsabilidade da ICANN. Conforme observado, as listas de e-mails estão abertas a todos e são arquivadas publicamente, o que significa que estão disponíveis para qualquer um que queira participar e acompanhar as discussões, mesmo que não enviem nada para a lista.

Discussões globais: na ICANN, calculamos que a equipe e os membros da Diretoria participaram em aproximadamente mais de 860 eventos no mundo todo em que os processos sobre a transição da administração da IANA ou de aprimoramento da responsabilidade da ICANN eram discutidos, debatidos, organizados ou planejados, desde março de 2014 a outubro de 2015. Isso foi o equivalente a quase 45 eventos por mês. Desses eventos, os membros participaram em quase 520 por meio de seminários na web ou teleconferências e em outros 345 de maneira presencial em mais de 87 países no mundo todo. Obviamente, todas as organizações operacionais e parceiros realizaram e participaram em discussões. Vários desses debates foram realizados em diversas regiões do mundo.

Apesar de conseguirmos acompanhar de perto o número de eventos em que a equipe e a Diretoria da ICANN participaram, diversas pessoas no mundo todo participaram tanto nos processos dos recursos numéricos, coordenados pelos RIRs (Regional Internet Registries, Registros Regionais da Internet), quanto nos processos dos parâmetros de protocolo, coordenados pela IETF, por e-mail, reuniões e teleconferências. Essas discussões globais refletem a amplitude da participação no processo.

Para ver todas essas estatísticas em um só lugar, consulte o nosso infográfico mais recente aqui.

IANA Stewardship Transition and Enhancing Accountability

Além desse envolvimento impressionante de toda a comunidade no processo, é importante notar que a participação na transição demonstrou ser algo que vai além do escopo da comunidade da ICANN. Seja por meio do envio de comentários públicos, da participação em seminários na web ou de solicitações e recebimentos de atualizações, é evidente que muito esforço foi dedicado a esse processo histórico. Incentivamos a comunidade a continuar participando desse processo enquanto entramos na sua reta final.

Theresa

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy