ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novos domínios, novas possibilidades de negócios

22 July 2015
By Michael Yakushev

null

O tradicional Encontro de Representantes do Setor de Domínios do Leste Europeu — região da Ásia Central (DOMINO - 2015) foi realizado perto de Moscou. Ele foi organizado pelo Centro Técnico Russo da Internet. O evento foi agradável (como sempre os organizadores proporcionaram divertimento e organizaram eventos informais notáveis e exercícios de desenvolvimento de equipes) e útil, visto que a parte da agenda que tratava de negócios foi muito interessante.

Muitos representantes que participaram eram de todos os tipos de domínio, tanto de código de país (ccTLD) quanto de novos gTLDs. Obviamente, os domínios eram diferentes, mas os problemas e as possibilidades de cada registro pareciam ser similares.

Os participantes falaram muito sobre a ICANN, principalmente coisas boas. Por um lado, o Programa de Novos gTLDs lançado há alguns anos revelou que estava despreparado para lidar com o crescimento expansivo (em dezenas de vezes) de números de domínios genéricos. Por outro lado, o tratamento de solicitações e os procedimentos de suporte a domínios foram refinados durante os últimos anos. Qualquer problema que surja é resolvido no curso normal dos negócios.

Um mercado totalmente novo de serviços foi criado após o lançamento do Programa de Novos gTLDs. Na maioria dos casos, novos domínios são apoiados por provedores profissionais de back-end. As mudanças nas necessidades dos clientes têm um impacto direto nas relações entre registradores e esses provedores, por exemplo, quando é necessário um nível de eficiência maior nos serviços. É um sinal muito positivo.

Aparentemente, centros técnicos profissionais desempenharão uma função importante nesse trabalho. Um desenvolvimento maior dependerá do sucesso e das necessidades dos registradores de novos domínios e dos novos serviços, que os registradores oferecerão para seus clientes.

A discussão deve continuar na conferência anual TLDCON, que será realizada do dia 8 a 11 de setembro em Yerevan na Armênia.
Até logo!

Authors

Michael Yakushev