ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN na Estrada: Wisconsin

24 September 2014
By

null

Dois tópicos muito importantes – a transição da liderança da Autoridade para Atribuição de Números na Internet (IANA) e a responsabilidade da ICANN – já estão em discussão nas maiores cidades da América do Norte, como Nova Iorque e Washington, DC. Porém, recentemente, eu tive a oportunidade de fazer parte de conversas parecidas em um ambiente muito diferente — Madison, em Wisconsin, onde eu participei do Registro Americano para Números na Internet (ARIN)+Grupo de Operadores de Rede da América do Norte (NANOG) na Estrada e também conversei com alunos da Universidade de Wisconsin-Madison.

Os eventos ARIN e NANOG na Estrada são sessões de um dia que proporcionam oportunidades de fazer contatos e fornecem educação profissional para membros da comunidade técnica da Internet nos EUA e no Canadá. Esses eventos também apresentam uma excelente oportunidade para eu ter contato com essa comunidade para saber de problemas relacionados à ICANN.

Depois de um dia inteiro de aulas e tutoriais sobre o IPv6, as Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC) e o Protocolo de Roteamento de Borda (BGP), mencionando apenas alguns tópicos, os participantes do ARIN+NANOG na Estrada se dirigiram até a Sala Universitária da Pousada Best Western Plus para comer petiscos, conversar e fazer contatos. A maioria dos participantes morava na região de Madison e vinha da área de telecomunicações, de organizações de operação de rede e do sistema universitário; eu conheci um companheiro de uma empresa local de impressão gráfica, que tinha pouca experiência com redes de operação, mas participou do evento o dia inteiro para ter oportunidades de fazer contatos e de aprender os modos de o ARIN e o NANOG ajudarem a fornecer a Internet para pessoas e empresas. Apesar da ampla variedade de interesses representados, a maior parte das discussões de que eu participei estava em torno de duas perguntas: onde fica a transição da liderança da IANA e como eu posso me envolver.

Para a primeira pergunta, o momento não poderia ser melhor, pois o Grupo de Coordenação da Transição da Liderança da IANA lançou recentemente sua Solicitação para Propostas de Transição. A data final para envio de propostas é 15 de janeiro de 2015. O ICG conduziu sua quarta teleconferência pública [MP3, 16,96 MB] sobre a transição e publicou suas orientações para a tomada de decisões. Para a segunda pergunta sobre como as pessoas podem se envolver, as partes interessadas devem visitar o microsite de transição da liderança da IANA para se manterem informadas sobre o progresso feito pela comunidade, seguir as atividades do ICG on-line durante o próximo encontro ICANN 51 em Los Angeles e seguir o processo inter-relacionado sobre Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN enviando seus nomes para o Grupo entre Comunidades.

Uma série de perguntas e respostas parecida aconteceu no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Wisconsin, onde eu apresentei uma visão geral mais aprofundada da ICANN, do modelo de múltiplas partes interessadas de governança da Internet e listei as muitas comunidades que formam o ecossistema da Internet.

Uma mistura de estudantes de graduação e pós-graduação que estavam na discussão se interessou pelas liberdades da Internet no mundo todo, pelos possíveis perigos de uma Internet fragmentada e pelos benefícios econômicos de uma Internet única, global e interoperável. [PDF, 983 KB].

Os dois eventos apresentaram ótimas oportunidades às partes interessadas da ICANN na América do Norte de poderem se conhecer, conhecer a equipe da ICANN, discutir uma variedade de assuntos relacionados à Internet e compartilhar seu conhecimento e suas experiências únicas como operadores de rede, registros, desenvolvedores de negócios e, com igual importância, a partir da perspectiva dos alunos.

Joe Catapano é coordenador da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia