ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Sessão informativa da ICANN em Genebra: Governança distribuída da Internet em ação

30 September 2014
By Anne-Rachel Inne

Durante um almoço realizado pela ICANN na semana passada em Genebra, Suíça, o Presidente e CEO, Fadi Chehadé, e sua equipe de Genebra falaram sobre o trabalho em andamento da ICANN para promover a globalização. O público contava com mais de cem representantes de missões de países da ONU, inclusive 30 embaixadores, IGOs e NGOs. Fadi explicou a importante missão da ICANN de coordenar o conjunto de "identificadores únicos" que formam a base da Internet, destacando também a criação da ICANN, seu modelo com várias partes interessadas, e o motivo pelo qual buscar a presença global é essencial para uma organização que aborda as aspirações de partes interessadas de todas as partes do mundo. Ele também falou sobre a recente expansão dos Nomes de Domínios Internacionalizados, o Programa de Domínios de Primeiro Nível, e abriu as portas para o aumento da participação dos governos no Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC).

A sessão informativa mencionou a governança na Internet e seus desafios globais, como a segurança da rede, crimes cibernéticos, direitos humanos e segurança das crianças, questões que são trazidas à ICANN constantemente pela comunidade global. Fadi refletiu que embora a ICANN possa fazer sua parte coordenando bem os identificadores técnicos da Internet e garantindo que as soluções técnicas da raiz estejam funcionando bem, essas questões de governança mais amplas exigem um foco e um processo diferentes. A ICANN pode ajudar participando dos debates.

Por último, houve uma atualização sobre o processo atual de transição da administração da IANA, e Fadi expressou seu reconhecimento pela decisão audaciosa do governo dos Estados Unidos de fazer a transição de sua função para a comunidade global com várias partes interessadas.

As perguntas dos representantes presentes em Genebra demonstraram seu interesse em como o processo de transição está evoluindo, e nas etapas que estão sendo implementadas para cumprir o prazo crítico de conclusão do processo – a expiração do contrato atual da IANA em setembro de 2015. O processo paralelo de responsabilidade da ICANN também foi mencionado.

A Internet é cada vez mais uma ferramenta para o crescimento socioeconômico, conforme reflete umestudo realizado pelo Boston Consulting Group este ano [PDF, 983 KB]. O estudo mostra como os países podem perder até 2,5% do PIB devido à "e-friction" ("e-atrito") em quatro áreas: infraestrutura, indústria, informações e indivíduos. Esses resultados mostram claramente por que a governança/responsabilidade na Internet deve continuar sendo distribuída e aberta e, ao mesmo tempo, segura e resiliente.

Ouvimos muitos elogios dos representantes das missões da ONU quanto à presença da ICANN em Genebra, acolhendo os intercâmbios de aprendizagem sobre o modelo com várias partes interessadas, mas também lamentando a falta de ações contra ameaças, como ataques cibernéticos, para que a Internet seja neutra e segura. Os governos buscam ações contra essas ameaças e querem saber quem pode ajudar e quando. Fadi explicou que começando pelos princípios do NETmundial, estamos tentando promover o aumento da conscientização de todas as partes interessadas, para que todos possamos fazer parte dessas soluções, trabalhando em equipe com todas as organizações existentes.

A apresentação e o debate com o público duraram mais de duas horas e refletiram o grande interesse da comunidade de Genebra em saber mais sobre a ICANN e seu modelo com várias partes interessadas, além de participar do debate global mais amplo com um espírito cooperativo. Esperamos que haja mais oportunidades como essa!

Authors

Anne-Rachel Inne