ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Gong Xi Fa Cai! Feliz ano novo!

11 February 2015
By Kelvin Wong

null

Se você andar por Cingapura entre uma reunião e outra do ICANN52 e perceber que a cidade está toda coberta de vermelho, com músicas festivas tocando em todos os espaços públicos, não se espante. Estamos em um dos momentos mais importantes do ano: o ano novo lunar!

O evento mais significativo para a comunidade chinesa em Cingapura começa no dia 19 de fevereiro de 2015 e marca o início do ano da cabra. As comemorações se estendem por toda a região, inclusive na China, Coreia e Malásia.

Por que vermelho? As práticas e crenças para o ano novo variam de país para país, mas no geral o vermelho é considerado uma cor "auspiciosa", que dá sorte. Por isso, ela está em toda parte, de roupas e decorações nas casas até a comida que comemos! Saiba mais aqui.

Esse é o melhor momento para ir até Chinatown. Com certeza, será um banquete para os olhos e ouvidos, pois o bairro estará lotado e a comemoração do ano novo lunar terá muita energia.

Veja três coisas que você precisa saber sobre o ano novo lunar.

  1. O ano novo lunar coincide com o início da primavera e com a limpeza que costuma ser feita nesse momento. A data não marca só o início de um novo ano, mas também a passagem do inverno para a primavera. Nesse momento, as pessoas costumam fazer limpezas profundas em suas casas, pois acreditam que isso espanta o azar.
  2. O ano novo lunar dura 15 dias. É a data comemorativa mais duradoura, festejada com grandes banquetes, que incluem bolinhos que se parecem a moedas antigas e tangerinas (porque o nome da fruta em chinês soa como a palavra "sorte"). As casas são decoradas com grandes enfeites e as pessoas trocam pequenos envelopes vermelhos com dinheiro (chamados de Hong Bao).
  3. 2015 é o ano da cabra. Cada ano é representado por um dos 12 animais do zodíaco. O ano que vem (2016) será o ano do macaco.

Kelvin Wong é chefe de divulgação e responsabilidade pública, Ásia-Pacífico.

Authors

Kelvin Wong