ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Sessão do APNIC 38 sobre a transição da administração da IANA apresenta diversidade e progresso da comunidade

8 October 2014
By

null

Qualquer pessoa que tenha acompanhado os desenvolvimentos feitos na governança da Internet no ano passado deve ter conhecimento da Transição da Administração da IANA. A ICANN facilitou um processo que resultou na formação do Grupo de Coordenação de Transição da Administração da IANA (ICG), que atualmente detém o controle do processo de transição.

O grupo fez um progresso impressionante desde sua formação no início de julho. Após somente dois meses juntos, os membros desenvolveram métodos de trabalho, documentos de procedimentos e, mais notavelmente para os membros da comunidade, publicaram um RFP que solicita propostas das comunidades que trabalham mais de perto com as funções da IANA — ou seja, os nomes de domínio, recursos de numeração e parâmetros de protocolo.

Desde o anúncio do RFP, as discussões ficaram ainda mais amplas e mais diversificadas na comunidade e em todo o mundo. As comunidades individuais que formam os nomes, números e protocolos estão trabalhando ativamente para desenvolver processos de consultoria que inevitavelmente resultarão em uma das três propostas preliminares enviadas para o ICG; esses processos de consultoria estão ocorrendo em regiões de todo o mundo.

Um exemplo desse envolvimento da comunidade regional foi visto recentemente no APNIC 38 em Brisbane na Austrália onde aconteceu a primeira sessão do RIR (Regional Internet Address Registry, registro regional de endereço da Internet) sobre a construção de uma estrutura para desenvolvimento de uma proposta. A Sessão de Consultoria recebeu muitos participantes e também foi transmitida em tempo real pelo YouTube.

A sessão começou com visões gerais apresentadas pelo presidente do APNIC, Maemura Akinori, o diretor geral do APNIC, Paul Wilson, que também é membro do ICG, e Craig NG, do conselho geral do APNIC. Eles forneceram um histórico da Transição da Administração da IANA e uma proposta preliminar que já foi preparada para discussão. Os membros da comunidade dedicaram um tempo analisando item por item da proposta preliminar, e os participantes foram incentivados a continuar a discussão ao longo da semana e pela lista de e-mails. A sessão foi encerrada seguindo uma sessão muito ativa de perguntas e respostas.

Um vídeo da sessão pode ser visualizado aqui.

Uma transcrição da sessão pode ser encontrada aqui [TXT, 63 KB].

O diálogo no APNIC 38 é só um exemplo do grande interesse gerado pelo processo de Transição da Administração da IANA em todas as regiões do mundo. É evidente que a comunidade global de múltiplas partes interessadas está levando essa transição muito a sério, e eu estou ansioso para continuar o diálogo durante o próximo encontro ICANN 51 em Los Angeles.

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy