ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Uma nova perspectiva sobre o caminho das partes interessadas

12 May 2017
By Haoran Huang and Kelvin Wong

null

Foto: Conversando com os participantes da Academia de Governança da Internet da Ásia-Pacífico (APIGA) no último encontro da ICANN em Copenhague (da esquerda para a direita: Mohammad Abdul Awal de Bangladesh, Haoran Huang da China, Adeel Sadiq do Paquistão, Donggi Lee da Coreia do Sul e Kelvin Wong da ICANN)

No ano passado, fiz uma publicação no blog sobre a Academia de Governança da Internet da Ásia-Pacífico (APIGA) 2016, um programa de capacitação de cinco dias para incentivar os jovens líderes da Ásia-Pacífico a participar ativamente do ecossistema global de governança da Internet, com múltiplas partes interessadas.

Quando o programa terminou, em agosto de 2016, os participantes da APIGA continuaram trocando informações sobre oportunidades de participar de eventos regionais e globais relacionados à governança da Internet. Alguns deles participaram e contribuíram em fóruns como a IETF (Força-tarefa de Engenharia da Internet), o IGF (Fórum de Governança da Internet) e a ICANN.

Para Haoran Huang – estudante de pós-graduação do Instituto de Leis e Governança da Internet da University of Posts and Telecommunications (BUPT) de Pequim, China – a APIGA foi a primeira investida no mundo da governança da Internet e, desde então, ele não parou mais. A APIGA terminou há apenas nove meses, e Haoran já participou de encontros da ICANN, passou a fazer parte da comunidade da ICANN e participou do último Fórum Regional de Governança da Ásia-Pacífico (APrIGF) da IGF.

A APIGA pode ajudar você a dar os primeiros passos no caminho da governança da Internet

De acordo com Haoran, participante da APIGA, “Para jovens como eu, que cresceram com a Internet, é importante reconhecer que formamos um grupo importante na comunidade global da Internet. Os jovens adultos serão a próxima geração de líderes da comunidade da Internet. Precisamos falar das questões que nos preocupam e participar de discussões sobre governança da Internet para ajudar a formar a evolução da Internet para a próxima geração.

Na APIGA 2016, eu tive a oportunidade de fazer isso. Com um currículo rigoroso, o programa apresentou um panorama do mundo da governança da Internet. Fiquei muito interessado no trabalho da ICANN, e o programa me ajudou a participar mais dessa organização e das discussões sobre governança da Internet.

Dois meses depois da APIGA, participei do ICANN57 e da Indian School of Internet Governance, realizados paralelamente. Eu nunca tinha participado de um encontro da ICANN, e a experiência ampliou minha perspectiva sobre a governança da Internet, além de me estimular a entrar no NCUC (Grupo constituinte de usuários não comerciais) da GNSO (Organização de Apoio a Nomes Genéricos). Além disso, também fiquei interessado em participar de alguns grupos de trabalho da ICANN, como o subgrupo de jurisdição da linha de trabalho 2 do Grupo de Trabalho Entre Comunidades de Responsabilidade. Foi uma boa oportunidade de aprendizagem, que ajudou a ampliar meus conhecimentos de forma prática.

Logo na sequência, participei dos IGFs regional e local. Fui selecionado para o Youth@IGF (um programa organizado pela Sociedade da Internet), e participei também do IGF 2016 no México. Tomei a iniciativa e entrei no MSG (Grupo de gestão de múltiplas partes interessadas) no APrIGF regional. São duas plataformas importantes para que a comunidade participe de discussões sobre questões significativas relacionadas à governança da Internet.

Meu caminho na governança da Internet não teria começado se não fosse pela APIGA. Participando dessas discussões sobre governança da Internet, aumentei muito a minha rede e conheci muitos estudantes que, assim como eu, adoram debater sobre o assunto. Desafio todos os jovens a entrar na discussão para que nossas vozes sejam ouvidas e possamos fazer a diferença na Internet para a próxima geração”.

Inscreva-se no APIGA 2017 hoje mesmo

Se você se identificou com Haoran e quer fazer a diferença na Internet, faça sua inscrição para a segunda rodada da APIGA, que será realizada em Seul, Coreia, de 7 a 11 de agosto de 2017. Os jovens da APAC podem se inscrever para o programa de Fellowship de 12 de maio a 8 de junho de 2017. Saiba mais e faça sua inscrição em go.icann.org/apiga.

Authors

Haoran Huang

APIGA Alumni

Kelvin Wong