ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Mensagem desde Buenos Aires

20 June 2015
By Fadi Chehadé

null

Como vocês sabem, eu tomei a difícil decisão de sair da ICANN em março de 2016. Embora não tenha sido uma decisão fácil, ela foi, de fato, a decisão certa. Em consonância com nosso compromisso conjunto com sermos claros e transparentes, gostaria de aproveitar um momento para compartilhar algumas reflexões sobre o que me levou a tomar minha decisão e para tranquilizá-los a respeito da minha dedicação no caminho que temos pela frente.

Como comunidade, estamos por alcançar algo verdadeiramente extraordinário. Nós nos comprometemos a fazer a transição para a ICANN tornar-se uma instituição global, independente e capaz de prestar contas e a entregar uma proposta ao governo dos EUA sobre como fazê-lo. Temos enfrentado um ceticismo, uma pressão e críticas extraordinários no início, mas, como comunidade, superamos tudo isso, nos unimos e superamos todas as expectativas. Agora, a comunidade da ICANN vai cumprir essa promessa e apresentar um marco abrangente que vai dar à ICANN o status de organização global, independente e confiável, que coordene os identificadores únicos para uma Internet. Como vem acontecendo nos últimos dezessete anos, vamos continuar a cumprir com nosso dever com base nos mesmos princípios comuns e compromissos mútuos que têm nos interconectado permanentemente com nossos parceiros da comunidade técnica - o IETF, os RIRs (Registros de Internet Regionais) e os Operadores de Domínios de Nível Superior do mundo inteiro.

Um dos motivos de estarmos numa situação de poder fazer essa transição é que a ICANN também tem passado por uma transformação profissional extraordinária e tem se tornado uma organização mais estável, profissional e global.

Agora, mais de 300 pessoas fortes, com total diversidade de gênero e culturas, a ICANN tem hubs operacionais em Istambul, Singapura e Los Angeles e funcionários que trabalham em 28 locações que participam frequentemente com governos, companhias, usuários finais e a sociedade civil. Temos melhorado nossa capacidade de prestar contas, nossa transparência e competência técnica, adicionando sistemas e processos para garantir uma infraestrutura segura. E talvez mais importante ainda é o fato de termos líderes extraordinários, vindos de uma comunidade de pessoas dedicadas a garantir o sucesso da ICANN e a colaboração multissetorial global. A ICANN é bem mais do que uma pessoa ou um executivo. Agora isto depende da força e da integridade da comunidade e da instituição que a apoia.

Depois de três anos de intenso trabalho e de muitos períodos longe da minha família, chegou a hora de deixar o espaço para novos líderes. Líderes que possam levar a ICANN a esse futuro histórico. Eu continuo a estar profundamente comprometido com a excelência operacional da ICANN e tudo o que ela representa, até culminar na nossa bem-sucedida transição para a ICANN ser uma instituição genuinamente global, independente e capaz de prestar contas.

Quanto à transição, vamos continuar - setores interessados, Diretoria e equipe acompanhando de perto - a revisar, completar e encaminhar nossa proposta da comunidade ao Governo dos Estados Unidos na época da reunião da ICANN em Dublin, em outubro. Portanto, vamos trabalhar com afinco e respeito com membros do Governos dos Estados Unidos para garantir a revisão e o visto final da NTIA, E, desde agora até esse visto ser obtido, vamos comprometer-nos com a implementação cuidadosa e deliberada das propostas da comunidade. O caminho para a etapa final da supervisão da ICANN pelos Estados Unidos é claro e eu sei que cada um de vocês vai unir-se a mim para permanecermos focados nas tarefas que temos pela frente, nos próximos meses.

Eu tenho a certeza de que nossa ética e nosso compromisso incomparáveis vão continuar a guiar-nos, passo a passo, sem perdermos o ritmo, para continuarmos levando adiante essa importante missão. Espero ter uns dias produtivos trabalhando juntos com muitos de vocês em Buenos Aires, a semana que vem.

     Fadi

Authors

Fadi Chehadé

Former President & CEO