ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A comunidade de escrita cingalesa ou sinhala forma o Painel de geração para elaborar regras de geração de rótulos de zona-raiz (LGR)

3 January 2018

LOS ANGELES – 3 de janeiro de 2018 – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (“ICANN”) anunciou hoje que foi formado o painel de geração para elaborar regras de geração de rótulos da zona-raiz (LGR Label Generation Rules) para a escrita cingalesa ou sinhala.

Depois da Convocação para formar painéis de geração para elaborar regras de geração de rótulos para a zona-raiz, a comunidade de escrita cingalesa ou sinhala encaminhou à ICANN a Proposta para formar um painel de geração para elaborar o conjunto de regras para a geração de rótulos em escrita cingalesa ou sinhala para a zona-raiz [PDF, 391 KB]. A organização ICANN analisou a proposta que incluía a composição do painel e o escopo, para certificar-se de que os requisitos estipulados no Procedimento de LGRs [PDF, 772 KB] e, em particular, os critérios especificados na Convocação para formar painéis de geração para elaborar regras de geração de rótulos para a zona-raiz fossem atendidos.

"Em nome da ICANN, estamos agradecidos com a comunidade de escrita cingalesa por oferecer-se a elaborar voluntariamente a proposta para LGRs sobre escrita cingalesa ou sinhala para a zona raiz", disse Sarmad Hussain, quem dirige os Programas de IDNs na ICANN. "Também gostaríamos de agradecer à Theekshana Company e à Faculdade de Computação da Universidade de Colombro, em Sri Lanka, por fornecer o apoio institucional ao painel"

Com a composição e o plano de trabalho já aprovados, o Painel de Geração de escrita cingalesa ou sinhala vai começar a trabalhar nas regras de geração de rótulos. De acordo ao Procedimento de LGRs ] [PDF, 772 KB], a instância inicial de todo trabalho do Painel de Geração é o repertório MSR (Maximal Starting Repertoire), com sua segunda versão (MSR-2), publicada em 27 de abril de 2015. A especificação completa dos trabalhos feitos pelo Painel de Geração pode ser consultada no Procedimento de LGRs [PDF, 772 KB], em particular, na Seção B.3 "Procedimento de Geração de Regras Variantes - Variant Rule Generation Procedure".

"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para reiterar nosso apreço pelos esforços que muitas comunidades fazem para elaborar suas propostas de LGRs da zona raiz", disse Sarmad Hussain. "Ainda temos mais trabalho pela frente, por exemplo, organizar os painéis de escritas hebraica, birmanesa e tibetana. Eu gostaria de encorajar as partes interessadas a oferecer suas competências para este trabalho.

Atualmente, há algumas iniciativas de LGRs em andamento nas comunidades que utilizam as escritas chinesa, grega, japonesa, coreana, latina, neo brahmi e cingalesa. Além disso, as comunidades que usam as escritas árabe, armênia, cirílica, etíope, georgiana, khmer, laosiana e thai já finalizaram suas propostas para LGRs da zona-raiz, das quais, muitas delas foram integradas à segunda edição das LGRs da zona-raiz.

Saiba mais sobre como pode representar sua língua visitando a Convocação para painéis de geração para elaborar regras de geração de rótulos de zona-raiz.

Para mais informações sobre o Programa de IDNs na ICANN, visite www.icann.org/idn. Para iniciar um novo painel de geração ou para participar de um painel existente, por favor, envie um e-mail a IDNProgram@icann.org.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN foi formada em 1998. É uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem uma influência importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org