ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Examinadora independente publica relatório final de sua revisão da Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO)

15 September 2015

A Westlake Governance Limited ("Westlake Governance"), examinadora independente para a revisão da Organização de Apoio para Nomes Genéricos ("GNSO"), publicou seu relatório final [PDF, 2 MB]. Isto é um marco importante no compromisso da ICANN com a melhoria contínua, a prestação de contas e a transparência. Depois de uma extensa consulta com a GNSO e a comunidade da ICANN em geral, incluindo um processo de comentário público formal e o engajamento e a participação permanentes da Equipe de Trabalho de Revisão da GNSO, a Westlake Governance formulou suas conclusões.

A Westlake determinou que a GNSO tem feito bons progressos na implementação do modelo de Grupo de Trabalho como base para o trabalho baseado no consenso, na reestruturação do Conselho da GNSO e na melhoria das comunicações e da coordenação com o Board da ICANN e outras estruturas, entre outras melhorias. Reconhecendo que a eficácia organizacional é um processo de melhoria contínua, a Westlake oferece 36 recomendações nas áreas de: participação e representação, desenvolvimento contínuo, transparência e alinhamento com o futuro da ICANN.

Como preparação para a eventual implementação das recomendações aprovadas pelo Board, a Equipe de Trabalho de Revisão da GNSO vai fornecer suas opiniões e comentários sobre viabilidade, com o foco no estabelecimento de prioridades para as recomendações e no alinhamento da implementação com outras melhorias planejadas ou já em andamento. Espera-se que o Board da ICANN tome as ações necessárias respeito dos achados e recomendações no início de 2016, depois de ter submetido todas as contribuições da comunidade a consideração.

Relatório Final de Revisão da GNSO, disponível aqui [PDF, 2 MB]; ele pode ser acessado desde o site recentemente atualizado de Revisão da GNSO.

Qual é a importância da Revisão da GNSO?

A GNSO cumpre uma função importante: é responsável por elaborar e recomendar ao Board da ICANN políticas importantes relacionadas a domínios genéricos de nível superior.

Com base nas instruções do Board, o objetivo da Revisão foi avaliar a efetividade organizacional da GNSO de acordo aos objetivos e critérios quantificáveis fornecidos pela ICANN; reconhecer as áreas que estão funcionando bem; identificar áreas que precisam de melhoria e propor as mudanças necessárias. Esta revisão, como acontece com outras estruturas dentro da ICANN, é instruída pelo Estatuto da ICANN. O Comitê de Efetividade Organizacional do Board (previamente, o Comitê de Melhorias Estruturais) é responsável pelas políticas de revisão e supervisão relativas ao processo de revisão organizacional em andamento da ICANN.

"Esta revisão é importante por uma série de motivos. O processo guiou várias melhorias, oferecendo importantes lições que serão incorporadas às próximas Revisões. O Relatório Final chega em um momento de mudança e transformação essenciais na ICANN. Os pontos de vista da Comunidade, juntamente às reflexões da examinadora, vão contribuir para uma melhor efetividade organizacional das estruturas da ICANN e da ICANN em geral", comentou Rinalia Abdul Rahim, presidente do Comitê de Efetividade Organizacional.

Como participa a Comunidade da GNSO?

Durante os últimos 14 meses, a Westlake Governance fez uma pesquisa, analisou dados e avaliou o nível de efetividade das recomendações de revisões anteriores, trabalhando estreitamente com a Equipe de Trabalho de Revisão da GNSO. A Equipe de Trabalho de Revisão da GNSO, de 20 membros que representam a diversidade da Comunidade da GNSO, foi designada pelo Conselho da GNSO, como grupo de contato entre a GNSO, a Examinadora Independente e o Board da ICANN. Sob a liderança de Jen Wolfe, este grupo tem representado a voz da comunidade da GNSO durante toda a Revisão, em um esforço que introduziu várias melhorias importantes no processo de Revisão.

O que significa "melhoria contínua"?

Com as Revisões como instrumento para inspirar uma cultura de melhoria contínua, a Equipe de Trabalho de Revisão da GNSO terá um papel central em ajudar a estabelecer uma ordem de prioridades para as recomendações e em garantir uma compreensão comum sobre como deveria ser uma implementação "efetiva" ou "bem-sucedida". O processo de revisão independente estimulou diferentes pontos de vista sobre como a GNSO deveria estar estruturada para o futuro e espera-se que esses debates forneçam contribuições úteis ao trabalho de implementação da GNSO. A questão de se essas mudanças estruturais são necessárias e de quando essas mudanças deveriam ser consideradas serão tópicos a ser debatidos depois de concluído o processo de Revisão, possivelmente durante o planejamento da implementação.

A revisão da GNSO em números

Para mais informações, visite: