ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Relatório Preliminar da Equipe de Revisão de Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor com as Recomendações para Novos gTLDs já está disponível para Comentários Públicos

7 March 2017

LOS ANGELES – 7 de março de 2017 – A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) anunciou hoje a publicação do Relatório Preliminar da Equipe de Revisão de CCT (Competition, Consumer Trust and Consumer Choice; Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor) com suas recomendações para o Programa de Novos gTLDs.

Resumo executivo. [PDF, 71 KB]

Resumo das recomendações. [PDF, 1,34 MB]

Leia o relatório. [PDF, 3,91 MB]

O relatório examina até que ponto a introdução de novos gTLDs (generic Top-Level Domains, Domínios Genéricos de Primeiro Nível) promoveu a concorrência, a confiança e a escolha do consumidor no sistema de nomes de domínio. Ele também avalia a eficiência das proteções implementadas pela ICANN para mitigar problemas relacionados à introdução de novos gTLDs. O relatório está disponível para comentários públicos até 27 de abril de 2017. O feedback será incorporado em um Relatório Final.

Comente sobre o relatório.

As conclusões da equipe de revisão incluem:

  • Os novos gTLDs atualmente correspondem a aproximadamente 9% dos registros em todos os gTLDs, o que sugere que os registrantes estão usando uma gama mais ampla de gTLDs.
  • Mais da metade de novos registros de gTLDs foram feitas em strings de novos gTLDs. Se os ccTLDs forem incluídos, os registros são divididos praticamente em terças partes entre novos gTLDs, gTLDs legados e ccTLDs.
  • A equipe de Conformidade Contratual da ICANN informou que 96% dos registros estão fazendo a análise exigida para determinar se eles estão sendo usados para perpetuar ameaças à segurança.
  • No momento, não há um mecanismo em vigor para garantir que os compromissos de interesse público voluntários não afetem negativamente o interesse público antes de entrarem em vigor. Sendo assim, é importante que os PICs voluntários sejam disponibilizados para a comunidade durante o período para comentários públicos do processo de solicitação.
  • Os programas de divulgação colocados em andamento para facilitar e incentivar as solicitações do Sul Global foram considerados mal monitorados e em geral ineficientes.

Para saber mais sobre as conclusões e as recomendações do relatório, leia o blog.

Mais informações

A Equipe de Revisão de CCT se reunirá no ICANN58 e informará suas conclusões e recomendações para a comunidade durante a sessão de consulta no dia 12 de março, às 9h CET no Hall A3. O trabalho da Equipe de Revisão e o Programa detalhado do ICANN58 também podem ser acompanhados na wikipage dedicada.

Histórico

A Equipe de Revisão de Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor foi formada em 2015 na Afirmação de Compromissos. De acordo com o novo Estatuto da ICANN, a revisão é atualmente referida como "Revisão Específica".

As Revisões Específicas são exigidas pelo Estatuto da ICANN e são essenciais para garantir a legitimidade e a responsabilidade da ICANN. Elas servem como um relatório de progresso da ICANN para o mundo. As revisões demonstram como a ICANN se comporta com relação a seus compromissos e identificam áreas em que a ICANN pode melhorar. As Revisões Específicas são realizadas pelos membros da comunidade de partes interessadas que analisam processos, ações e resultados anteriores para fazer recomendações a fim de aprimorar o desempenho no futuro.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você digita um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo para que os computadores possam encontrar um ao outro. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. A ICANN também promove a concorrência e desenvolve políticas para o primeiro nível do sistema de nomes da Internet, além de facilitar o uso de outros identificadores exclusivos. Para obter mais informações, acesse: www.icann.org.