مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Apresentamos o Novo Site ICANN.org

25 مارس 2014
بقلم Chris Gift

A screenshot of new.icann.org

De tempos em tempos, as organizações fazem alterações nos seus sites. Geralmente não há nada de dramático nisso, pois tratam-se de pequenos ajustes e concedem uma aparência renovada. Agora a ICANN está prestes a fazer o mesmo. Devemos fazer a migração para o novo site em abril, mas para nós ele representa algo mais do que apenas outro site.

A ICANN nunca foi uma organização tão global quanto o é atualmente, e esse horizonte mais amplo, combinado ao seu compromisso inabalável com o modelo ascendente de múltiplas partes interessadas, resulta em um aumento na demanda por um conjunto diferente de ferramentas para impulsionar as políticas e as conversas sobre esse tópico.

Com o nosso site, enfrentaremos um desafio dividido em três aspectos:

  • Permitir que as pessoas entendam rapidamente o trabalho da ICANN, bem como seu lugar e sua função no ecossistema de governança da Internet;
  • Ampliar a participação de partes interessadas envolvidas nos assuntos de governança da Internet por meio das Organizações de Apoio e Comitês Consultivos da ICANN e encontrar maneiras para guiar esses recém-chegados ao longo de uma sequência de participação, desde uma posição de interesse até uma posição de envolvimento;
  • Criar um conjunto de ferramentas digitais para as partes interessadas antigas e novas a fim de melhorar a localização de conteúdo de seu interesse e permitir que elas interajam mais facilmente com esse conteúdo e entre si.
A timeline showing the upcoming ICANN.org features

Quando fizermos o lançamento oficial do site no próximo mês, passaremos pelos primeiros dois marcos desse processo. Neste momento, estamos tentando tornar a ICANN e seus processos e políticas mais visíveis, tanto para os participantes atuais quanto para os novos. Também esperamos ter melhorado a capacidade de localização de conteúdo e a navegação do site. Mas ainda há muito a ser feito, no que diz respeito ao trabalho que começamos, aos projetos que analisaremos em seguida e à lista de prioridades para o futuro.

O próximo passo para essa lista de prioridades é a conclusão das tarefas óbvias na versão atual. Também temos alguns aprimoramentos para fazer e várias seções do site continuarão melhorando, entre elas, Resources (Recursos), Policy (Política) e o blog, e a maneira como lidaremos com a tradução para diferentes idiomas será um aspecto importante do trabalho também.

Ao mesmo tempo, queremos retornar ao lugar em que esse processo teve início: o ICANNLabs. Foi no Labs que testamos novas ideias para o site, fazendo um teste inicial com elas em público e obtendo feedback sobre os projetos que tiveram repercussão e usando esse ciclo de feedback para aparar as arestas antes de começarmos o trabalho de “verdade”. Queremos dar continuidade a esse processo ágil: ideias levam a experiências que geram feedback e validação da comunidade, o que nos permite criar atualizações rápidas e enviar o site novamente para feedback e validação. Queremos continuar com essa metodologia para trazer o ICANNLabs de volta à vida e queremos abordar estas áreas com ele:

  • Idiomas e testes de diferentes modos de tradução. Queremos adicionar novas maneiras para traduzir conteúdo a fim de incluir traduções tecnológicas e fornecidas pelos usuários em geral, ao mesmo tempo em que mantemos a habilidade e a qualidade da tradução técnica fornecida pela nossa atual equipe.
  • A rede de consultoria de colegas. Já foi iniciado um trabalho para essa rede, mas ela certamente se transformará em algo irreconhecível. O problema que estamos tentando abordar é que a Internet é um mundo complexo e, se quisermos que os recém-chegados (e as outras pessoas) estejam familiarizados com a terminologia e os processos, eles precisarão da ajuda de outros membros da comunidade. A rede de consultoria de colegas tem como objetivo tentar resolver o problema de como conectar aqueles que querem compartilhar com aqueles que precisam saber. Dê uma olhada nestes pensamentos iniciais e compartilhe conosco suas ideias.
  • Aprimoramentos na acessibilidade. A acessibilidade do site é algo do qual não abrimos mão e queremos ser um modelo exemplar nessa área. Também buscaremos opiniões e a participação da comunidade nesse trabalho.
  • Caminhos. Um dos objetivos desse processo é tornar a ICANN mais atraente para os recém-chegados, para fazer com que novas pessoas se envolvam nos debates. Depois de encaminharmos essas pessoas para o site da ICANN, queremos guiá-las em jornadas claras para usuários que as direcionarão para o Grupo Constituinte/SO/AC apropriado, onde encontrarão o trabalho e os contatos mais valiosos para elas.

E ainda haverá mais. Deixe suas sugestões na caixa de comentários sobre que áreas você acha que deveríamos inovar e aprimorar. Agora essa é a nossa jornada contínua e queremos que você nos acompanhe por todo o caminho. Até o momento, contamos com você para que nos dissesse o que estava certo e o que estava errado no processo de desenvolvimento do site, e não vamos parar de fazer isso. Tudo o que colocarmos à sua frente está aberto a críticas e pode ser ajustado para deixar o site mais interessante para você, a comunidade que é responsável por promover o trabalho da ICANN. Esse diálogo nunca mudará.

Authors

Chris Gift

Chris Gift