مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Fórum de Governança da Internet: uma tendência ou uma necessidade?

28 أغسطس 2015
بقلم

null

Participantes no workshop de treinamento de instrutores em Ouagadougou, julho de 2015


Gerente de operações e participação de partes interessadas, África

O décimo Fórum de Governança da Internet será realizado de 10 a 13 de novembro de 2015 em João Pessoa, no Brasil. Esse grande evento global tem sido realizado todos os anos desde a primeira edição em novembro de 2006, em Atenas, na Grécia. Ao longo dos anos, com um aumento de 1.200 participantes para 2.374 participantes registrados na última edição em Istambul, incluindo 1.163 participantes on-line, o interesse pelo evento e pela governança da Internet tem aumentado no mundo todo. Os participantes representam a sociedade civil, os governos, o setor privado, a comunidade técnica e as organizações internacionais, como a ICANN.

A consciência global na governança da Internet começou a ganhar força ao longo dos anos, com mais envolvimento de regiões em todo o mundo à medida que as pessoas ficaram mais cientes da gravidade do assunto, especialmente por que a Internet continua sendo uma parte integrante de nossas vidas, sendo, até mesmo, uma necessidade.

Na África, estão sendo realizados trabalhos para aumentar a consciência sobre o assunto em todo o continente. Recentemente concluímos um treinamento de instrutores em Governança da Internet que foi realizado de 27 a 31 de julho de 2015 em Ouagadougou, Burkina Faso. Durante os cinco dias do workshop, especialistas internacionais compartilharam com 20 participantes de 13 países os principais problemas relacionados à governança da Internet para transmitir a eles mais conhecimento que, por sua vez, permitirá que eles treinem outras pessoas. A história da Internet, a África e o futuro da governança da Internet, o Ecossistema da Internet, os problemas e os desafios da governança internacional da Internet, problemas técnicos (protocolos, gerenciamento de recursos críticos), iniciativas globais (01Net, NETmundial, Iniciativa NETmundial), as inovações digitais e a governança eletrônica foram os principais tópicos abordados durante o treinamento. Uma mesa redonda organizada no último dia do treinamento permitiu que os participantes discutissem as ações-chave que poderiam possibilitar que a África tivesse apoiador(es) nos assuntos de governança da Internet.

Desde o início do Fórum de Governança da Internet, são realizados eventos globais anualmente com recomendações lançadas no final de cada um, que abordam importantes assuntos de interesse sobre a Internet, aos quais nenhum país está sujeito; porém, mesmo assim, é recomendado que todos os países abordem-nos. O mesmo cenário é repetido em todos esses encontros em nível regional e local. O júri agora está determinado a avaliar o impacto geral da série do IGF e buscar opções para sua continuação após a décima rodada no Brasil.

Achamos que pode haver outra abordagem a esses encontros – especialmente no nível nacional – para criar resultados mais concretos e tangíveis. Acreditamos que as restrições não são as mesmas para os participantes em todo o mundo. Diferentes regiões, até mesmo países, têm necessidades e circunstâncias distintas. Os fóruns globais podem revelar os problemas e serem encerrados com recomendações de alto nível em nível global, mas fica a critério das iniciativas regionais e locais adaptá-las a suas próprias necessidades. Nesse sentido, precisamos nos perguntar como um fórum sobre Governança da Internet em nível nacional pode contribuir para o aprimoramento de infraestrutura, conteúdo e habilidades técnicas em todo o mundo. Acreditamos que esses fóruns nacionais devem possibilitar uma participação realmente ativa de todos os membros/partes interessadas locais, permitir que sejam feitas recomendações concretas e, a partir delas, ações podem ser implementadas e avaliadas com frequência. Um país não deve organizar um fórum sobre Governança da Internet somente para estar na lista dos países que organizaram! Os fóruns sobre Governança da Internet não devem somente fazer parte de tendências atuais, mas fazer parte da abordagem das necessidades da vida contemporânea – uma Internet rápida e sólida para todos com um custo acessível. Eles devem continuar e ir além dos encontros presenciais, desenvolver as recomendações apresentadas e contribuir para o desenvolvimento da Internet para o benefício de todas as partes interessadas.

Authors

Yaovi Atohoun

Yaovi Atohoun

Stakeholder Engagement & Operations Director - Africa