مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Criando uma comunidade empoderada - ICANN

12 أبريل 2016
بقلم Akram Atallah

O envio do pacote de transição da administração da IANA ao governo dos Estados Unidos no mês passado marcou o fim de um trabalho de desenvolvimento impressionante da comunidade global de múltiplas partes interessadas. Também marcou o início do próximo período de trabalho intenso, para garantir que as propostas sejam implementadas em tempo hábil, caso sejam aceitas.

Houve muito progresso desde o envio, com foco especialmente na ICANN e na comunidade para a atualização do Estatuto da ICANN. A Administração nacional de telecomunicações e informações (NTIA) disse que precisa ver a adoção das alterações do Estatuto da ICANN antes de concluir sua análise de 90 dias. Para cumprir esse cronograma agressivo, formou-se uma equipe redatora logo depois do encontro ICANN55 em Marrakesh, constituída pela equipe jurídica da ICANN e as duas consultorias externas envolvidas com o Grupo de Trabalho da Comunidade (CWG-Administração) e o Grupo de Trabalho Entre Comunidades (CCWG-Responsabilidade).

A equipe redatora está trabalhando com representantes de todos os grupos envolvidos da comunidade e a Diretoria da ICANN para garantir que o Estatuto atualizado reflita de forma adequada as recomendações do Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) e as propostas do CCWG-Responsabilidade. De acordo com o cronograma atual, vamos publicar a versão preliminar do no Estatuto para um período de comentários públicos de 30 dias a partir de 20 de abril de 2016, com a ideia de adotá-lo até 27 de maio. O Estatuto só entrará em vigor depois da conclusão da transição.

Também vamos continuar nosso trabalho conjunto de planejamento para remover a função administrativa da NTIA do sistema de gerenciamento da raiz (definido em uma publicação recente que fiz no blog) e, como anunciamos na semana passada, a ICANN e a Verisign estão atualmente em um período de "testes paralelos" do RZMS (sistema de gerenciamento da zona raiz), que vai durar 90 dias. O período de testes paralelos faz parte da proposta que a ICANN e a Verisign enviaram à NTIA em agosto de 2015.

Além disso, esperamos fechar dois outros acordos críticos este mês – O Contrato de Nível de Serviço com os cinco Registros Regionais da Internet (RIRs) e o Acordo Suplementar do Memorando de Entendimento com a Força Tarefa de Engenharia da Internet (IETF). Vamos disponibilizar as versões preliminares desses acordos por um período de análise de 30 dias antes da consideração pela Diretoria da ICANN.

Para que todos fiquem informados sobre essas linhas de planejamento, vamos começar a publicar atualizações semanais no icann.org a partir da semana que vem. Recomendo que todos os interessados na implementação da transição confiram essas publicações.

Faltam 25 semanas para o fim do contrato atual de funções da IANA com a NTIA. Com certeza temos muito trabalho a fazer como organização e comunidade para nos preparar, mas o objetivo final de ter uma ICANN aprimorada, independente e movida pela comunidade está bem próximo.

Authors

Akram Atallah

السابق President, Global Domains Division