إعلانات ICANN

اقرأ إعلانات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

A ICANN finaliza processo para fazer Solicitações para autorizar Rótulos ASCII de dois caracteres

1 ديسمبر 2014

Conforme anunciado previamente, a ICANN tem trabalhado para criar um processo que permita que os registros possam solicitar a autorização de rótulos ASCII de dois caracteres em segundo nível para registro para terceiros e a ativação no DNS, de acordo com a Seção 2 da Especificação 5. Esse processo já está finalizado e disponível.

Para todos os rótulos ASCII de dois caracteres tipo dígito/dígito, letra/dígito e dígito/letra, visto que ficou determinado que essa categoria não produz preocupações importantes de segurança, estabilidade ou concorrência e que não recebeu objeções de governos, gerentes de domínio de nível superior de código país e membros da comunidade técnica ou titulares de direitos, a ICANN autorizou esses rótulos para todos os registros.

Conforme a isso, os registros não precisam encaminhar nenhuma solicitação individual para autorizar nenhum rótulo ASCII de dois caracteres tipo dígito/dígito, letra/dígito ou dígito/letra e poderão disponibilizar de imediato esses rótulos para o registro e a ativação do DNS por parte de terceiros.

Os registros que desejarem uma autorização para rótulos ASCII de dois caracteres tipo letra/letra de segundo nível continuarão com um processo transparente, como foi recomendado pelo Comitê Consultivo Governamental (GAC).

  1. O operador de registro remete uma solicitação à ICANN para que autorize um ou mais rótulo(s) ASCII de dois caracteres tipo letra/letra.
  2. A ICANN analisa a solicitação e a publica por 30 dias para comentários.
  3. A ICANN notifica ao GAC sobre a solicitação e o período de comentários.
  4. Se não houver objeções à solicitação procedentes e fundamentadas, a ICANN aprovará a solicitação de rótulo(s) ASCII letra/letra dentro do prazo de 7-10 dias calendário a partir do encerramento do período de 30 dias de postagens públicas.

De acordo com a Seção 6 da Especificação 5 do Acordo de Registros, uma relação de nomes reservados para esta seção ainda está sujeita às exigências de reserva e, dessa vez, esses nomes não estarão disponíveis para autorização.

Para ter mais informação sobre o Processo de Autorização de Rótulos ASCII de Dois Caracteres de segundo nível e para obter o formulário para a "Solicitação de Autorização de Rótulos ASCII de Dois Caracteres tipo Letra/Letra de Segundo Nível", por favor, clicar aqui here. A ICANN vai comunicar sua aprovação de qualquer uma dessas solicitações por escrito, se corresponder e até o grau possível.

A equipe de Serviços de Registro e Participação espera ver esses processos implantados para que os registros e seus registratários possam ter acesso a SLDs de dois caracteres e agradece à comunidade por suas contribuições.

# # #

Contato com a mídia

Gwen Carlson
Diretora, GDD Communications
Los Angeles, CA
Fone: +1 310 578 8653
Email: gwen.carlson@icann.org



Acerca da ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação, não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Promove a concorrência e elabora políticas sobre os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet.  Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem uma influência importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.