ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

O terceiro fórum de DNS no Oriente Médio foi um sucesso

2016 年 05 月 16 日
作者:

null

Nos dias 4 e 5 de maio de 2016, partes interessadas da comunidade da Internet e do setor de DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) se reuniram em Túnis, na Tunísia, no Fórum de DNS do Oriente Médio. As discussões foram centradas em tópicos relacionados ao DNS e como eles afetam a Tunísia: a recente expansão da Internet e os novos gTLDs (generic Top-Level Domains, domínios Genéricos de Primeiro Nível), os planos para a aceitação universal e o crescimento do mercado de nomes de domínio na Tunísia, bem como na região do MENA (Middle East and North Africa, Oriente Médio e norte da África). Outros tópicos incluíram a participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas da ICANN, tendências on-line na região do MENA, os setores de serviços de hospedagem e data center na Tunísia, privacidade e segurança dos dados e empreendedorismo digital.

Mais de 120 participantes compareceram no evento e outros 20 remotamente, um resultado impressionante para um país pequeno como a Tunísia. O fórum foi organizado pela Tunisia Internet (ATI) e contou com a ajuda da ICANN e da Sociedade da Internet. Os apresentadores do evento incluíram líderes executivos e empreendedores da Tunísia e especialistas da comunidade da ICANN, inclusive registros, registradores, o painel encarregado pelas regras de geração de etiquetas árabes, o Comitê Consultivo At-Large, o Grupo Constituinte de Usuários Não Comerciais e o Grupo de Partes Interessadas Não Comerciais.

A Tunísia, uma nação com menos de 12 milhões de pessoas, tem enfrentado desafios econômicos difíceis desde os protestos da Primavera Árabe em 2011. Ainda assim, a juventude entusiasmada está encarrando os problemas de frente, determinada a criar um futuro melhor para seu país. Foi isso que sentimos e ouvimos de muitos que participaram do fórum na semana passada, jovens cheios de energia e ideias, que buscam oportunidades para transformar o país deles em uma economia digital.

Os participantes foram receptivos à mensagem positiva de Noomane Fehri, o ministro de Tecnologias de Comunicação e Economia Digital da Tunísia. Fehri falou sobre os planos ambiciosos de conectar todos os lares e escolas da Tunísia à Internet até 2020. O governo está empenhado em transformar a Tunísia em um importante centro tecnológico na região e está trabalhando para superar as barreiras para atrair investidores e empresas start-ups.

Moez Chakchouk, CEO do Tunisia Post, anunciou o lançamento de uma iniciativa para promover o uso de domínios de gTLD .post em toda a região do MENA. O domínio .post atende às necessidades da comunidade postal global, e essa nova iniciativa tem como objetivo criar oportunidades para empresas na região.

Em uma sessão dedicada ao .tn, o ccTLD (Country Code Top-Level Domain, Domínio de Primeiro Nível com Código de País) da Tunísia, os panelistas debateram sobre estratégias de marketing para promover o uso desse domínio. Graças à ATI, o registro de ccTLD .tn, grandes reformas abriram o domínio e incentivaram a concorrência entre os registradores. Desde 2011, o número de domínios .tn cresceu de 11.000 para mais de 32.000. Mas ainda há outros domínios gTLD além do .tn na Tunísia. Os panelistas concordaram que, embora os usuários finais na Tunísia tenham conhecimento sobre nomes de domínio, os registradores locais precisam investir mais na experiência do usuário a fim de tornar as ofertas de serviços deles mais atrativas para os consumidores.

Os apresentadores e os participantes do fórum trocaram ideias sobre o empreendedorismo digital na Tunísia. Um grupo de empreendedores tunisianos falou de maneira entusiasmada sobre o aumento do número de oportunidades desde 2011 e o que as start-ups de tecnologia podem fazer para transformar sociedades e economias. Os panelistas anunciaram uma nova plataforma, a TunisianStartups, que tem como objetivo apoiar o ecossistema de empreendedorismo na Tunísia.

O Fórum de DNS do Oriente Médio é um dos resultados da estratégia para a participação do Oriente Médio da ICANN. Esse terceiro fórum comprovou ser um meio eficiente para envolver as comunidades e especialistas locais da Internet e aproximar eles da ICANN. Agradecemos à comunidade local e à ATI pelo trabalho realizado para promover o evento, organizar as sessões e convidar os palestrantes. Estamos certos de que os próximos Fóruns de DNS do Oriente Médio continuarão sendo um sucesso e aguardamos ansiosos pela quarta edição em 2017.

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA