ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

O segundo fórum de DNS na Turquia foi um sucesso

2016 年 01 月 28 日
作者:

null

De 18 a 19 de janeiro, a ICANN realizou o segundo Fórum de DNS da Turquia (TRDNSF), que contou com mais de 100 participantes. O fórum foi uma excelente oportunidade de conversar sobre o panorama atual da Internet na Turquia e seu potencial de crescimento contínuo.

Com sua população jovem e interessada em informática, além do alto índice de adoção de tecnologia, a Turquia deve continuar a expandir o acesso, melhorar a qualidade do serviço, manter a confiança na rede e desenvolver os conjuntos de habilidades necessários para entrar na economia digital. Isso vai garantir que a Internet continue crescendo em ritmo contínuo no país.

De acordo com um estudo recente da EURid, a Turquia é o maior mercado de nomes de domínio do Oriente Médio, com mais de 1,3 milhões de nomes de domínio registrados, entre os quais 375 mil com o domínio de primeiro nível do país (.tr). O estudo também observou que embora apenas 5% dos sites associados ao Oriente Médio sejam hospedados na região, a Turquia é uma exceção. Mais de 50% de seus sites são hospedados no país.

No entanto, os especialistas que participaram do fórum concordaram que o mercado de Internet da Turquia está longe de ficar saturado e há muito a fazer para desenvolver o ecossistema e transformar o país em uma sociedade digital. O fórum foi uma excelente oportunidade para a comunidade local saber o que está acontecendo no programa de novos gTLDs e conhecer os planos de Istambul para (.ist) e (.istanbul), os dois TLDs da cidade que devem ser lançados em breve.

A comunidade local decidiu dedicar o segundo dia do fórum a sessões de workshop para as quais convidaram grupos e pessoas importantes. Foram organizados três workshops sobre segurança técnica do DNS, aspectos jurídicos dos nomes de domínio e questões de governança global. Foram realizadas discussões mais específicas e interativas sobre esses assuntos em grupos pequenos, que compartilharam suas perspectivas e seus conhecimentos.

O setor jurídico da Turquia participou ativamente em quase todas as discussões. Muitos participantes levantaram preocupações com os aspectos relacionados a leis nacionais e disseram que reformar a estrutura legal relacionada à tecnologia da informação e da comunicação é importante para promover a inovação e criar novas oportunidades de negócios.

Com um aumento visível na participação, o fórum avançou muito desde seu lançamento em 2014. Isso ficou demonstrado também pelo envolvimento da comunidade local na preparação do fórum. Ela trabalhou ativamente para promover o evento em várias redes, além de incentivar a participação.

No geral, o fórum foi muito bem recebido, e os participantes aproveitaram a oportunidade de participar de discussões e refletir sobre os problemas que afetam a evolução da Internet na Turquia. Esperamos que esse evento se torne uma parte importante do ecossistema de Internet na Turquia.

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA