ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Meus primeiros 90 dias à frente do escritório da ICANN na Ásia-Pacífico

2016 年 04 月 26 日
作者:

本部分内容不仅提供联合国六种官方语言版本,还提供以下语言版本

null

Já se passaram 90 dias desde que assumi minha função como VP e diretor executivo do escritório da ICANN na APAC (Ásia-Pacífico). Gostaria de aproveitar esta oportunidade para refletir sobre os últimos três meses, que foram marcados por vários eventos.

Acontecimentos globais

Na minha postagem anterior, falei sobre como 2016 é um ano de transições. Nosso novo CEO, Göran Marby, foi apresentado à comunidade da ICANN no 55º Encontro Público da ICANN, em Marrakesh. Agora, tanto a equipe quanto a comunidade da ICANN, aguardam com satisfação o momento que Göran assumirá o cargo oficialmente, no final de maio.

Em 10 de março, o pacote de propostas da nossa comunidade sobre a Transição da Administração da IANA e o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN foi enviado para o governo do EUA para que fosse revisado. Estamos aguardando a revisão do pacote de propostas pelo governo dos EUA com relação aos critérios definidos pela NTIA (National Telecommunications and Information Administration, Administração Nacional de Telecomunicações e Informações). Se for aprovado, a fase de implementação deverá ser concluída antes de expirar o contrato entre a NTIA e a ICANN em setembro de 2016.

Gostaria de agradecer a nossa comunidade da APAC pela forte participação nas discussões sobre os processos de Transição da Administração da IANA e Responsabilidade da ICANN. Algumas vezes a participação da nossa região foi considerada insignificante no que diz respeito à governança da Internet. No entanto, estudos estatísticos demonstram o aumento da nossa confiança e preparo para assumir um papel mais ativo:

  • Das cinco regiões do mundo, a participação da APAC em discussões foi de 17% no Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA e 26% no Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN.
  • Dos mais de 1.100 eventos realizados no mundo todo que debateram esses tópicos, a região da APAC organizou 183 deles, sendo que a maioria deles foi liderada pela comunidade. Esses eventos ajudaram a aumentar o conhecimento sobre as propostas e geraram participação e contribuições.

A região da APAC pode desempenhar um papel maior na formação do futuro da Internet e, particularmente, da ICANN pelo modelo de múltiplas partes interessadas.

O escritório da APAC

Nos últimos três meses, tenho me dedicado a dois aspectos:

  • Trabalhar com as equipes no escritório para melhorar a coordenação, com o objetivo de prestar serviços a todos como um escritório unido..
  • Trabalhar com todas as partes interessadas a fim de fortalecer nossos esforços em levar a ICANN até as comunidades e facilitar a participação da região da APAC na ICANN.

Gostaria de destacar duas iniciativas recentes.

Melhores Readouts da ICANN

Como um complemento ao encontro ICANN55 em Marrakesh, nossas equipes entraram em contato com partes interessadas chinesas em Pequim. Organizamos o que a comunidade local chamou de "Dia da ICANN". Os eventos incluíram uma sessão de Readout da ICANN, onde a comunidade chinesa ficou sabendo das principais discussões realizadas no ICANN55, em Marrakesh, e debateu sobre assuntos de interesse. As nossas equipes de GDD (Global Domains Division, Divisão de Domínios Globais) e Conformidade Contratual também realizaram workshops de capacitação para registros e registradores locais. Assista ao meu vídeo de recapitulação desse dia.

Trabalhando em parceria com alguns membros da nossa comunidade local, uma sessão de Readout da ICANN também foi organizada em Tóquio. Aliás, as primeiras sessões de Readouts da ICANN lideradas pela comunidade foram realizadas no Japão. Nesse primeiro trabalho colaborativo, a equipe de Comunicações da APAC e parceiros locais convidaram representantes da imprensa local para uma sessão de painel nesse evento. As reportagens da mídia ajudaram a informar a comunidade japonesa sobre acontecimentos importantes do processo de Transição da Administração da IANA. Para aqueles que sabem ler japonês, confiram duas delas, uma de Nikkei e outra de Asahi Shimbum.

Gostaria de agradecer a nossos parceiros da CAICT (China Academy of Information and Communications Technology, Academia Chinesa de Tecnologia de Informação e Comunicação) e do JPNIC (Japan Network Information Center, Centro de Informação de Redes do Japão) pela colaboração nesses eventos.

Os Readouts da ICANN representaram uma maneira eficaz de levar as questões da ICANN para as comunidades locais e incentivar as discussões. Dessa maneira, os debates podem seguir para os níveis regional e global, contribuindo para o desenvolvimento de políticas na ICANN.

Espaço da APAC no formato de conferência na web

O Espaço da APAC, geralmente realizado junto com os encontros da ICANN, é uma plataforma liderada pela comunidade para promover as discussões sobre assuntos da ICANN a nível regional. Após consultas com a comunidade, concordamos em aumentar a frequência das sessões do Espaço da APAC.

Na semana passada, organizamos a primeira sessão do Espaço da APAC no formato de conferência na web. A sessão contou com uma participação expressiva. Em colaboração com o departamento de políticas da ICANN, a equipe do escritório da APAC informou os participantes sobre a Revisão Organizacional da GNSO (Generic Names Supporting Organization, Organização de Apoio a Nomes Genéricos), ainda em andamento. Depois disso, os participantes debateram sobre como fortalecer a participação da comunidade da APAC na GNSO e na ICANN em geral. Se você não compareceu à sessão, acesse a gravação.

Esperamos que as sessões de Readouts da ICANN e as conferências na web do Espaço da APAC sejam iniciativas complementares; que as discussões sobre as questões contínuas relacionadas ao desenvolvimento de políticas realizadas nesses Readouts sejam compartilhadas a nível regional no Espaço da APAC. O objetivo é que os membros da nossa comunidade ganhem maior exposição e contribuam para o trabalho de desenvolvimento de políticas da ICANN no âmbito global.

Em nome do escritório da APAC, agradeço a todos pelo apoio e colaboração. A disposição da comunidade da APAC é contagiante e temos o orgulho de trabalhar com todos vocês. Esperamos continuar essa colaboração.

Para se manter informado sobre as atividades do escritório da APAC, me siga no Twitter: @jia_rong_low.

Authors

Jia-Rong Low

Jia-Rong Low

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Asia Pacific