ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Análise do uso das funções da IANA

2015 年 05 月 27 日
作者:

Quando entrei na ICANN há alguns meses e descobri que parte da minha função seria apoiar o processo de transição da administração da IANA, decidi aprender mais sobre como essas funções são operadas e como são usadas pela comunidade. Trabalhei no IETF por mais de 20 anos, onde fui presidente de vários Grupos de Trabalho e escrevi várias RFCs, por isso sempre conheci os registros da IANA como usuário das funções, mas nunca conheci muito bem sua operação interna.

O departamento de IANA executa um conjunto de tarefas que envolvem a coordenação de vários identificadores que possibilitam a operação da Internet global. Especificamente, ele mantém os registros, que muitas vezes são arquivos de texto simples, de três comunidades da Internet: a comunidade de nomes de domínio, a comunidade de recursos numéricos (inclusive os Registros Regionais da Internet ou RIRs) e a comunidade de parâmetros de protocolo (inclusive o Grupo de Trabalho de Engenharia da Internet ou IETF). No total, o departamento de IANA mantém mais 2.800 registros.

Analisei as diferentes estatísticas disponíveis e compilei dados de utilização dos últimos cinco anos, e fiquei surpreso com o pouco que eu sabia sobre a abrangência desse trabalho. Espero que o resultado desse estudo também seja útil para todos os membros da comunidade envolvidos ativamente no processo de transição.

I. Comunidade de nomes de domínio

TLDs com código de país (ccTLDs)

As solicitações de ccTLDs podem ser classificadas de forma ampla em duas categorias, dependendo da carga de trabalho gerada: (re)delegações de ccTLDs e alterações de ccTLDs, como alterações de contatos administrativos ou técnicos e atualizações de registros do DS.

Names: ccTLDs Number of requests per month

TLDs genéricos (gTLDs)

Da mesma forma, as solicitações de gTLDs podem ser classificadas de forma ampla em duas categorias: (re)delegações de gTLDs e alterações de gTLDs, como alterações de contatos administrativos ou técnicos e atualizações de registros do servidor de nomes ou do DS. Neste gráfico, vemos claramente o impacto da introdução de novos gTLDs.

Names: gTLDs Number of requests per month

II. Comunidade de números

IPv4, IPv6 e números do sistema autônomo (ASNs)

A comunidade de números solicita blocos de endereços IPv4 unicast, blocos de endereços IPv6 unicast e blocos de números de sistemas autônomos (ASNs). Grandes blocos de endereços IPv6 unicast foram solicitados pelos RIRs antes de 2010 e ainda não foram recebidas outras solicitações. O pool de endereços IPv4 unicast não alocados da IANA se esgotou em 2011. No entanto, desde essa data, alguns blocos de endereços IPv4 unicast foram devolvidos à ICANN e redistribuídos aos RIRs de acordo com políticas globais.

Numbers: IPv4 & IPv6 unicast, ASN Number of requests per month

III. Comunidade de parâmetros de protocolo

Registros do IETF

A grande maioria dos registros mantidos pela ICANN como operadora das funções da IANA é para parâmetros de protocolo definidos e usados pelo IETF.

Números de empresas privadas

O registro de parâmetros de protocolo mais usado do IETF é para Números de Empresas Privadas (PENs). Os PENs costumam ser usados em configurações da Base de Informações de Gerenciamento (MIB) do SNMP (Simple Network Management Protocol ). Para facilitar a leitura do diagrama, separei as solicitações de PENs de outras solicitações do IETF.

Protocols Number of requests per month

IV. Uso total

Este último gráfico representa um panorama de todas as solicitações processadas para as três comunidades (nomes de domínio, recursos numéricos e parâmetros de protocolo) nos últimos cinco anos. Para facilitar a leitura do gráfico, as delegações e redelegações de ccTLDs e gTLDs são mostradas em outro eixo, do lado direito do gráfico. Como se nota no gráfico, com a introdução dos novos gTLDs, o volume de solicitações relacionadas a delegações e redelegações de TLDs aumentou substancialmente. As solicitações da comunidade de recursos numéricos permaneceram iguais, e podemos notar um aumento nas solicitações de parâmetros de protocolo depois de uma queda em meados de 2012. No geral, com a exceção da introdução de novos gTLDs, o volume de solicitações relacionadas às funções da IANA permaneceu bastante previsível nesse período de cinco anos.

IANA Functions Monthly Usage

Mais uma vez, espero que esses dados sejam úteis para entender a abrangência das funções da IANA. Essas funções são essenciais para manter a segurança e a estabilidade da Internet.

Authors

Alain Durand

Distinguished Technologist