ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Gong Xi Fa Cai! Feliz ano novo!

2015 年 02 月 11 日
作者: Kelvin Wong

null

Se você andar por Cingapura entre uma reunião e outra do ICANN52 e perceber que a cidade está toda coberta de vermelho, com músicas festivas tocando em todos os espaços públicos, não se espante. Estamos em um dos momentos mais importantes do ano: o ano novo lunar!

O evento mais significativo para a comunidade chinesa em Cingapura começa no dia 19 de fevereiro de 2015 e marca o início do ano da cabra. As comemorações se estendem por toda a região, inclusive na China, Coreia e Malásia.

Por que vermelho? As práticas e crenças para o ano novo variam de país para país, mas no geral o vermelho é considerado uma cor "auspiciosa", que dá sorte. Por isso, ela está em toda parte, de roupas e decorações nas casas até a comida que comemos! Saiba mais aqui.

Esse é o melhor momento para ir até Chinatown. Com certeza, será um banquete para os olhos e ouvidos, pois o bairro estará lotado e a comemoração do ano novo lunar terá muita energia.

Veja três coisas que você precisa saber sobre o ano novo lunar.

  1. O ano novo lunar coincide com o início da primavera e com a limpeza que costuma ser feita nesse momento. A data não marca só o início de um novo ano, mas também a passagem do inverno para a primavera. Nesse momento, as pessoas costumam fazer limpezas profundas em suas casas, pois acreditam que isso espanta o azar.
  2. O ano novo lunar dura 15 dias. É a data comemorativa mais duradoura, festejada com grandes banquetes, que incluem bolinhos que se parecem a moedas antigas e tangerinas (porque o nome da fruta em chinês soa como a palavra "sorte"). As casas são decoradas com grandes enfeites e as pessoas trocam pequenos envelopes vermelhos com dinheiro (chamados de Hong Bao).
  3. 2015 é o ano da cabra. Cada ano é representado por um dos 12 animais do zodíaco. O ano que vem (2016) será o ano do macaco.

Kelvin Wong é chefe de divulgação e responsabilidade pública, Ásia-Pacífico.

Authors

Kelvin Wong