ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

DNSSEC para proteger ccTLDs na África

2014 年 10 月 14 日
作者:

null
DNSSEC particpants at the Ecole Nationale Supérieure des Postes et Télécommunications in Yaoundé

No mês passado, fizemos nosso mais recente Roadshow da DNSSEC em Yaoundé, Camarões, de 17 a 19 de setembro de 2014. Com aproximadamente 100 participantes que fazem parte da Ecole Nationale Supérieure des Postes et Télécommunications (ENSPT) em Yaoundé. O workshop abordou a conscientização em geral, desenvolvimento de capacidade em implementação técnica da DNSSEC e avaliação da infraestrutura atual no nível do ccTLD e as próximas etapas para a implementação da DNSSEC.

Durante o Fórum de DNS da África de 2014 em Abuja na Nigéria no início deste ano, a discussão abordou como os ccTLDs precisam dar mais segurança aos usuários da Internet dando as seguintes garantias:

  • Estabilidade nos serviços de nomes de domínios com código de país
  • Facilidade do processo de registros dos nomes de domínios
  • Rapidez no processamento de solicitações de registro de nomes de domínio
  • Segurança nos ccTLDs para os registrantes de nomes de domínio

Então, sabemos que a África precisa aumentar a penetração da Internet. Sabemos que os países na África precisam de suporte na implementação de DNSSEC. Consequentemente, uma das maneiras de lidarmos com isso na ICANN é tornar o Roadshow da DNSSEC uma parte integrante de nossa estratégia na África, ajudando a estimular a implementação interna e o desenvolvimento de expertise local construindo confiança e apresentando as possíveis oportunidades para os negócios.

Desde seu lançamento no ano passado, o Roadshow da DNSSEC ajudou países como o Quênia a chegar ao ponto de assinar seu arquivo da zona raiz e outros como Nigéria, Zâmbia, Ruanda, Senegal e Burkina Faso, que estão no processo de assinatura. Além disso, nesse ano, nosso plano também inclui Camarões, Libéria, Botsuana, Egito e Costa do Marfim que já estão se preparando para sediar eventos.

Mais importante, as realizações estão sendo feitas localmente na África. Cabo Verde concluiu etapas significativas para ir em direção à assinatura do ccTLD, e tanto Senegal quanto Nigéria estão prometendo assinar sua zona até o fim deste ano de 2014.

É interessante observar que uma categoria de ccTLDs na África está implementando a DNSSEC com seus próprios recursos técnicos. O operador .tn na Tunísia se juntou à lista de zonas assinadas no mês de setembro de 2014. Alguns operadores de ccTLD estão ainda levando um tempo para decidir uma das seguintes opções:

  • Fazer com que um terceiro assine a zona para eles
  • Reforçar a capacidade das equipes de ccTLD e eles mesmos assinarem a zona

Cada uma dessas opções tem prós e contras, mas acreditamos que cada ccTLD deve tomar uma decisão e assinar a zona o mais breve possível.

É relevante dizer que estamos no caminho certo para desenvolver o setor de nomes de domínio na África e abordar alguns dos problemas de desenvolvimento de nomes de domínio. Como sempre, conscientização e ação são essenciais.

Informações sobre o programa do roadshow da DNSSEC estão disponíveis no site dnssec-africa.org.

Authors

Yaovi Atohoun

Yaovi Atohoun

Stakeholder Engagement & Operations Director - Africa