ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Sucesso na conclusão do programa de bolsas para a Cidade do México

2009 年 03 月 17 日

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

17 bolsistas participaram da 34ª assembléia pública internacional da ICANN realizada na Cidade do México no início deste mês. Foram escolhidos 23 entre 105 candidatos. 6 participantes já haviam participado de um programa de bolsas anterior, 4 foram bolsistas pela primeira vez e já haviam comparecido a pelo menos 1 assembléia da ICANN, e 7 compareceram pela primeira vez a um encontro da ICANN.

Todas as regiões da ICANN estiveram representadas, embora a ênfase na Cidade do México tenha sido a região da América Latina. Tivemos bolsistas da Argentina, Jordânia, Egito, Seychelles, Moldova, República Dominicana, Jamaica (um membro do GAC), Guiana, Honduras, Tunísia, Paquistão, Ilha Niie, Ilhas Cook, Belize, Uruguai e Montserrat (Denzil West, um bolsista, deu o impulso para que nesta assembléia Montserrat se tornasse o 90º país a integrar a ccNSO).

Esse grupo de participantes incluiu 5 membros da ccNSO, 8 membros de governos, incluindo o representante já mencionado do GAC, representantes do setor empresarial, acadêmico e civil, e um membro da GNSO.

Monica Abolo Laforgia da Argentina, que também é presidente da divisão Argentina da ISOC (ISOC-Ar) compartilhou o seguinte sobre sua experiência inédita: “Em minha carreira profissional, estou envolvida diariamente em questões relacionadas à governança da Internet e admito a falta de conhecimento do trabalho da ICANN. Nesse sentido, este encontro permite que eu assista a um processo fascinante. Participar das sessões e principalmente das reuniões com bolsistas durante a manhã ajuda-me a compreender e me familiarizar com o vocabulário e as siglas da ICANN e ter uma visão geral dos assuntos discutidos nas diferentes reuniões das organizações de apoio e comitês consultivos, além de conhecer suas funções.

Entretanto, este é só o começo. Eu vejo apenas a ‘ponta do iceberg’. Minha obrigação agora é continuar lendo os diferentes documentos sobre assuntos e tópicos nos quais estou interessada e, naturalmente, cujos interesses eu represento. Outra reunião importante da qual participei foi a assembléia da RALO-LALC e seu processo de votação. Ultimamente a ISOC-AR não esteve envolvida com o ALAC nem com as atividades da RALO-LAC, por isso foi importante para mim partilhar com os membros o que está acontecendo.

Do ponto de vista de redes de contato, esta assembléia excede em muito minhas expectativas. Tive a oportunidade de encontrar outros membros de divisões da ISOC de países da América Latina. Nós nos reunimos espontaneamente para compartilhar experiências, analisar como podemos tornar a região mais forte e como podemos colaborar e ajudar um ao outro para crescer e aumentar nossos departamentos da ISOC.”

As sessões pela manhã são um dos pontos fundamentais do programa e são obrigatórias para todos os participantes. Nessa assembléia específica, a pauta voltou-se para algumas funções básicas e para o entendimento da ICANN e da IANA, já que a maioria dos participantes ainda não havia se envolvido profundamente na comunidade. As apresentações foram as seguintes: Kim Davies e Rick Lamb, integrantes da equipe da ICANN, falaram sobre as funções IANA, redelegação e DNSSEC; Tim Cole, Craig Schwartz, Khalil Rasheed e William McKelligott apresentaram um panorama geral do trabalho dos registros, registradores e serviços voltados para cumprimento contratual; e outro membro da equipe da ICANN, Maria Farrell, trouxe novas informações sobre o APC e o programa de melhoria da confiança institucional e sobre como isso afeta toda comunidade da ICANN.

O presidente do GAC, Janis Karklins e o assessor-sênior para políticas da ccNSO, Bart Boswinkel, falaram sobre o GAC e a ccNSO, respectivamente, e a presidente do Comitê de Indicação, Tricia Drakes, falou sobre a oportunidade de se dispor e engajar em vários níveis da comunidade da ICANN. Isso afetou especialmente uma bolsista experiente, Tatiana Chirev, que sente a necessidade de retribuir à ICANN depois de participar de 4 assembléias e por isso analisará a possibilidade de se candidatar para cargos vagos e responderá a EOI neste ano.

A semana terminou com 3 apresentações de bolsistas experientes para os novos bolsistas. Essas apresentações agora são parte integrante do programa da manhã. Tatiana Chirev, da Moldova, Denzil West, de Montserrat, e Fahd Batanyeh, da Jordânia, falaram sobre a importância de ser participante do programa de bolsas e sobre como continuar participando da comunidade da ICANN. Fahd, que compareceu pela primeira vez como bolsista em Paris, agora é membro ativo da ccNSO e está envolvido em dois grupos de trabalho: para regiões geográficas e para planos estratégicos e operacionais.

3 dos bolsistas chegaram cedo à Cidade do México para comparecer ao programa patrocinado sobre “Planejamento de respostas a ataques e contingências para ccTLDs”.

Os bolsistas continuaram ocupados durante a semana toda, representando suas regiões em reuniões do GAC, da ccNSO, do ALAC e da GNSO, além de comparecerem à cerimônia de boas-vindas, ao fórum público e à reunião da Diretoria. diversos bolsistas se levantaram e falaram nessas reuniões públicas e participaram do fórum; suas contribuições podem ser vistas nas transcrições.

Esperamos ver muitos desses nomes e rostos em futuros encontros da ICANN, contribuindo nos diversos processos deliberativos da ICANN, como fóruns públicos, organizações de apoio e comitês consultivos, e talvez até mesmo como membros em potencial da Diretoria da ICANN.

Para saber mais sobre o programa de bolsas, visite http://www.icann.org/en/fellowships/