ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Convocatória para participar na Equipe Revisora de Implementação (IRT) de Processos de Elaboração de Políticas (PDPs) para questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy

2016 年 09 月 19 日

Em 9 de agosto de 2016, a Diretoria da ICANN adotou as recomendações do GT de processos de elaboração de políticas (PDPs) sobre questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy, conforme mencionado em seu Relatório Final [PDF, 1.23 MB]. Colaboradores da Divisão de Domínios Globais (GDD), divisão responsável por liderar a implementação das recomendações sobre políticas, estão publicando por este meio uma convocatória para voluntários para fazer parte da Equipe Revisora de Implementações (IRT) para trabalhar com eles e implementar as recomendações sobre normativas adotadas pela Diretoria.

Esta convocatória para integrar a equipe IRT está orientada principalmente aos membros do GT de PDPs sobre questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy. Porém, outros membros da comunidade que não tenham participado da IRT também estão convidados para integrar essa equipe. As principais responsabilidades da IRT são as seguintes:

  • Trabalhar com os colaboradores da ICANN para garantir que a implementação cumpra com os propósitos originais das recomendações sobre políticas adotadas.
  • Revisar o plano de trabalho de implementação proposto, conforme redigido pela equipe de colaboradores, para as recomendações adotadas pela Diretoria.
  • Assistir em questões de casos sobre a PDP ou quando for preciso esclarecer algum aspecto das recomendações adotadas.
  • Assessorar sobre detalhes técnicos e operacionais relacionados à implementação das recomendações adotadas.

Estar familiarizado/a com as recomendações sobre políticas e com as deliberações que foram a base dessas recomendações é um requisito mínimo para os membros da equipe IRT. Os voluntários para participar da IRT deverão poder participar regularmente das reuniões programadas da IRT enquanto o projeto estiver em andamento. A equipe de colaboradores antecipa que este projeto de implementação poderia durar, ao todo, entre 18 e 24 meses.

Todos os voluntários que responderem esta convocatória deverão entender o que são a função e a incumbência da IRT para o projeto de implementação. Se, durante a implementação, a equipe IRT identificar a necessidade de fazer possíveis modificações nas recomendações sobre políticas, a equipe deverá encaminhá-las ao Conselho da GNSO para elas serem submetidas à consideração e a uma orientação adicional.

Como solicitar participar da equipe

Se estiver interessado/a em participar, envie um e-mail ao Secretariado da GNSO a gnso-secs@icann.org até 30 de setembro de 2016, às 11:59 UTC.

Histórico

O Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA - Registrar Accreditation Agreement) é o contrato que rege a relação entre a ICANN e seus registradores credenciados (veja uma lista de registradores credenciados em http://www.internic.net/regist.html). O RAA também pode influenciar os registrantes e outros terceiros envolvidos no sistema de nomes de domínio.

Ao serem iniciadas as negociações para o RAA 2013 entre a ICANN e o Grupo de Partes Interessadas de Registradores em outubro de 2011, a Diretoria da ICANN também tinha solicitado um Relatório de Emissão à GNSO que iniciaria um Processo de Elaboração de Políticas da GNSO (PDP - Policy Development Process) para tratar questões pendentes não tratadas nas negociações do RAA e que seriam pertinentes para um PDP qualquer (veja a Resolução da Diretoria em http://www.icann.org/en/groups/board/documents/resolutions-28oct11-en.htm#7). Em junho de 2013, a Diretoria da ICANN aprovou um novo RAA 2013 (veja as disposições desse RAA em http://www.icann.org/en/resources/registrars/raa/approved-with-specs-27jun13-en.pdf) [PDF, 913 KB], e essa PDP foi lançada em outubro de 2013.

As Recomendações Finais do GT da PDP de questões sobre credenciamento de serviços de privacidade e proxy, cuja implementação está sendo preparada atualmente pelo GDD, são os resultados consensuais dessa PDP. Uma vez implementado, o programa de credenciamento de serviços de privacidade e proxy vai substituir os requisitos enunciados na Especificação do RAA 2013 sobre registros de privacidade e proxy.