Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Informações atualizadas sobre o Grupo de Tarefas de Domínios Internacionalizados em Escrita Árabe (TF-AIDN)

3 февраля 2014
Автор

por Fahd A. Batayneh – Coordenador de Participação de Partes Interessadas, Oriente Médio

O Grupo de Tarefas de Domínios Internacionalizados de Escrita Árabe (TF-AIDN) tem estado trabalhando intensamente para cumprir com seu escopo e plano de trabalho. Quando foi formado o TF-AIDN, o escopo do trabalho incluía:

  • Regras de Geração de Rótulos em Escrita Árabe (LGR) para a Zona Raiz
  • LGRs de segundo nível para a escrita árabe
  • Prática e Protocolo de Dados de Registro Internacionalizados em escrita árabe
  • Aceitabilidade universal de IDNs em escrita árabe e variantes
  • Desafios técnicos sobre o registro de IDNs em árabe e variantes
  • Software operacional para operações de registros e registradores de IDN em escrita árabe
  • Questões de segurança do DNS relacionadas especificamente a IDN em árabe e variantes
  • Material de treinamento técnico sobre IDNs em escrita árabe

Depois de transcorridos 4 meses desde a formação do grupo de tarefas, como estão as coisas agora?

Quadro de membros do Grupo de Tarefas

Desde sua formação, o grupo de tarefas tem recebido dois novos membros com expertise em língua árabe e em língua urdu. Atualmente, o TF-AIDN tem 21 membros de 11 países com expertise em 9 línguas de escrita árabe bem como de muitas outras línguas africanas que usam a escrita árabe.

Documento do Painel Geral de Escrita Árabe (AS-GP)

Em novembro de 2013, formou-se um sub-grupo dentro do TF-AIDN para redigir uma versão inicial de um Documento do Painel Geral para a Escrita Árabe (AS-GP). Esse documento faz parte do Projeto LGR de Zona Raizque vai ser incorporado a um documento do Painel de Integração formado por muitas outras escritas. Um fato interessante sobre o documento do AS-GP é que a comunidade de escrita árabe é a primeira comunidade em ter formado um Grupo de Tarefas para trabalhar sobre esse documento, e foi a primeira em remeter os resultados de seu trabalho oficialmente à ICANN, no dia 13 de janeiro de 2014.

O TF-AIDN solicita aos membros da comunidade que forneçam seus comentários e opiniões sobre a Proposta para Painel de Geração para Regras de Geração de Rótulos em Escrita Árabe para a Zona Raiz [PDF, 1.17 MB] até 12 de fevereiro de 2014. Os comentários devem ser enviados a ArabicGP@icann.org. Os destinatários desses comentários são membros do TF-AIDN, conforme indicado na Proposta. Um arquivo público das trocas acontecidas nesta lista de mailing está disponível em http://mm.icann.org/pipermail/arabicgp/.

Logística para a 1° Reunião Presencial do TF-AIDN

Em janeiro de 2014 foi formado outro sub-grupo dentro do TF--AIDN para redigir um plano resumido para a primeira reunião F2F programada para 20-22 de março na Singapura. Visto que 11 dos 21 membros do TF-AIDN são novos no Processo da ICANN, os membros do grupo de tarefas que já são veteranos da ICANN consideraram que a Singapura seria um local ideal para que os membros se reunissem e se informassem mais acerca da ICANN. Isto não só assistirá o grupo de tarefas a impulsionar seu trabalho durante a reunião de três dias, mas também cumprirá com outro mandato da Estratégia do Oriente Médio que é introduzir novos rostos da região dentro do processo da ICANN.

Alguns fundos foram reservados para assistir alguns membros do TF-AIDN para assistir à reunião F2F de três dias, bem como à semana da ICANN. Foi elaborado um conjunto de critérios em cooperação com alguns membros do MESWG para fazer a escolha dos viajantes que receberão financiamento. Foi circulada uma convocatória para a lista de mailing do TF-AIDN, e a convocatória está aberta até o dia 7 de fevereiro. Os candidatos beneficiados deverão assistir à reunião de três dias de F2F do TF-AIDN, à todas as reuniões relacionadas aos IDN, às sessões de fellowship da manhã (para aqueles que não tenham participado de uma reunião da ICANN durante mais de 3 anos), bem como a outras reuniões fechadas propostas com especialistas relevantes.

Trabalho sobre "Princípios para Pontos de Código"

Outro sub-grupo do TF-AIDN foi formado em janeiro de 2014 para redigir um documento de explicação dos Princípios para Pontos de Código para a Escrita Árabe. Atualmente, o sub-grupo está fazendo um brainstorming intenso desse assunto e teve uma teleconferência muito produtiva.

Nos próximos dias, o sub-grupo deverá redigir um documento inicial que depois será divulgado entre os membros do TF-AID para mais discussões e feedback. Esse documento vai ser uma das peças centrais do quebra-cabeça do LGR de Zona Raiz de Escrita Árabe.


Acerca do MESWG

O Grupo de Trabalho de Estratégias do Oriente Médio (MESWG) é um grupo ad-hoc de especialistas em Internet da região coberta pela estratégia, isto é, os 22 Estados Árabes, Irã, Afeganistão e Paquistão (definida, coletivamente, "A Região"). O grupo de trabalho está formado por 21 especialistas de 11 países da região. A ICANN coordenou a formação do grupo de trabalho e fornece todo o suporte necessário para impulsionar seu mandato. As metas estratégicas da ICANN para sua participação na região devem:

  • Fomentar a participação em ambos os sentidos entre a ICANN e a comunidade da Internet mais ampla na região;
  • Criar uma indústria de nomes de domínio forte e competitiva na região; e
  • Promover mecanismos de governança multi-setorial da Internet na região.

Essas metas estão divididas em três áreas de foco estratégicas, principalmente: Segurança e Estabilidade do DNS, Indústria de Nomes de Domínio e Ecossistema de Governança da Internet.

Mais sobre o MESWG pode ser encontrado no Wiki dedicado on-line em https://community.icann.org/display/MES/Middle+East+Working+Group.

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East