Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Tech@ICANN58: seu roteiro para as sessões técnicas em Copenhague

12 марта 2017
Автор

Enquanto damos início ao nosso encontro aqui em Copenhague com uma agenda cheia, gostaria de compartilhar com todos algumas das principais sessões com um foco mais técnico. Espero que essas informações sejam úteis para os iniciantes com experiência técnica, para que eles possam se achar facilmente durante a semana.

Antes de continuar, é importante reiterar que o objetivo principal deste encontro, bem como de todos os encontros da ICANN, é incentivar discussões sobre o desenvolvimento de políticas nos grupos constituintes e entre eles. No entanto, além das discussões diretamente relacionadas a políticas, nossos encontros incluem sessões mais técnicas que ajudam a preparar melhor a comunidade para participar desses debates sobre políticas com uma base técnica consistente. Durante os últimos encontros, lançamos uma série de sessões muito popular chamada "How does it work" ("Como funciona"), que apresentam introduções a alguns dos tópicos técnicos vinculados à missão da ICANN. Durante o ICANN58, teremos quatro dessas sessões, que serão repetidas em dois dias:

Domingo, 12 de março 11h – 12h30 CET Hall A3 Como funciona: Noções básicas do DNS
  13h15 – 15h Hall C1.2 Como funciona: Networking da Internet
  15h15 – 16h30 Hall C1.2 Como funciona: Informações básicas sobre abuso do DNS
  17h – 18h30 Hall C1.2 Como funciona: Operações do servidor raiz
Segunda-feira, 13 de março 11h – 12h30 CET Hall B3 Como funciona: Networking da Internet
  13h45 – 15h Hall B3 Como funciona: Informações básicas sobre abuso do DNS
  15h15 – 16h45 Hall B3 Como funciona: Operações do servidor raiz
  17h – 18h30 Hall B3 Como funciona: Noções básicas do DNS

Nessa mesma categoria de sessões de conhecimento técnico, teremos uma chamada "DNSSEC for Everybody: A Beginner's Guide" ("DNSSEC para todos: um guia para iniciantes), que será realizada no dia 12 de março (17h30 – 18h30 CET), e um painel com o tema "Emerging Identifier Technologies" ("Tecnologias de identificadores emergentes), que será realizada no dia 14 de março (11h30 – 13h CET). Essas sessões estão abertas para todos com ou sem experiência técnica, então, venham participar. Suas interações com os apresentadores são o que tornam sessões produtivas e eficientes.

Ao longo da semana, também haver algumas outras sessões guiadas pela equipe do CTO (Chief Technology Officer, Diretor de Tecnologia), incluindo uma reunião conjunta com o RSSAC e uma sessão informativa sobre o processo de implementação da KSK:

Terça-feira, 14 de março 9h – 10h30 CET Hall B3 Reunião conjunta: RSSAC e OCTO
  17h – 18h15 CET Hall B3 Implementação da Chave de Assinatura de Chaves na raiz: alteração das chaves no sistema de nomes de domínio

Em resposta às solicitações da comunidade, serão realizadas duas sessões para fornecer uma atualização sobre o status de duas novas inciativas lançadas na ICANN. Uma será sobre os ITHI (Identifier Technology Health Indicators, Indicadores de Integridade da Tecnologia de Identificadores), na quarta-feira, 15 de março, e a outra será sobre a Iniciativa de Dados Abertos, na quinta-feira, 16 de março:

15 de março 13h45 – 14h45 CET Hall B4.1 Workshop de ITHI
16 de março 9h – 10h30 Hall C1.2 Iniciativa de Dados Abertos

Também haverá várias opções de sessões orientadas por comunidades técnicas/grupos constituintes e outras funções na Organização da ICANN que são interessantes para quem tiver experiência técnica. O TechDay será realizado no Hall C1.2 e começará às 11h CET no dia 13 de março, e o Workshop de DNSSEC será realizado no Hall A3 no dia 15 de março, com início às 9h CET.

Segue abaixo uma lista com algumas sessões nas quais talvez você queira participar em pessoa ou acompanhar remotamente:

Domingo, 12 de março 13h45 CET Hall A3 Equipe de Revisão de Segurança, Estabilidade e Resiliência (SSR2) – Consulta pública
    Hall B4.1 ccNSO-Comitê Permanente de OPS
    Hall B3 Workshop de SG sobre Aceitação Universal
Segunda-feira, 13 de março 13h45 Hall A2 Para a mitigação eficiente de abuso no DNS: prevenção, mitigação e resposta
Terça-feira, 14 de março 8h30 Hall A1 Reunião conjunta: Diretoria da ICANN e ASO/NRO
  11h Hall B42 Visualização de análises estatísticas de abuso no DNS em resultados de estudos em gTLDs
  14h Hall A3 Sessão pública do RSSAC
Quarta-feira, 15 de março 8h30 CET MR 5 Reunião presencial da Equipe de Revisão 2 de Segurança, Estabilidade e Resiliência (SSR2)
  9h Hall B3 GDD da ICANN: Workshop sobre LGR para a Zona Raiz de IDN
  11h Hall B5.1 GDD da ICANN: Sessão de RDAP
    Hall B4.2 Reunião do Comitê de Revisão de Serviços Numéricos da IANA
  15h15 Hall A1 Reunião pública do SSAC
    Hall B4.1 Atualização do programa de IDNs
  17h MR 18/19 Reunião conjunta: Diretoria da ICANN e TEG (Grupo de Especialistas Técnicos)
Quinta-feira 16 de março 11h Hall A1 Reunião conjunta: Diretoria da ICANN e SSAC (Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade)

Os horários e locais poderão ser alterados durante a semana, então, para ter a programação atualizada e sincronizada com sua agenda, é recomendado fazer o download e instalar o aplicativo móvel do ICANN58 na loja de aplicativos do seu smartphone. A programação completa do encontro também está disponível em https://schedule.icann.org.

Espero que todos gostem do evento! Encontro todos lá em uma das nossas muitas sessões técnicas. Sida a equipe de tecnologia da ICANN no Twitter @ICANNTech.

Authors

Adiel Akplogan

Adiel Akplogan

VP, Technical Engagement