Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Tópicos de Segurança Impulsionam o Engajamento da LAC na ICANN em 2023

29 ноября 2023
Автор и

Enquanto nos aproximamos do final de 2023, nossa equipe de GSE (Global Stakeholder Engagement, Participação Global de Partes Interessadas) da LAC (Latin America and Caribbean, América Latina e Caribe) começa a avaliar o trabalho feito e a se preparar para mais iniciativas de engajamento em 2024. Como sempre, a equipe se manteve bastante ocupada. Este ano fizemos contribuições incríveis para capacitar os membros da comunidade técnica da ICANN e permitir a participação deles em discussões sobre a governança da Internet. Ao longo de 2023, participamos em mais de 70 encontros e eventos (presenciais e remotos) e alcançamos um número enorme de partes interessadas em toda a região.

Desde o lançamento da KINDNS (Knowledge-Sharing and Instantiating Norms for DNS and Naming Security), uma estrutura para compartilhar conhecimento e instâncias para a segurança do DNS e de nomes de domínios, nossa equipe tem divulgado essa iniciativa em todas as oportunidades de engajamento com a comunidade técnica. Essa iniciativa patrocinada pela ICANN oferece um recurso essencial para operadores do DNS de qualquer porte ao adotar práticas recomendadas de segurança do DNS mais modernas de maneira simples e personalizada.

Um resultado muito positivo foi o NIC.br adotar as recomendações oferecidas pela iniciativa KINDNS e firmar uma parceria com a ICANN para publicar em outubro um treinamento em português no YouTube chamado “Configurando o seu DNS de forma simples e segura”. Esse curso de três horas já teve mais de 9.000 visualizações. Um agradecimento especial à equipe do NIC.br pela parceria!

O comprometimento do NIC.br foi apenas um dos exemplos mais notáveis. Em geral, percebemos que os ISPs (Internet Service Providers, Provedores de Serviços de Internet) regionais receberam com bons olhos a oportunidade de revisar e adotar as práticas recomendadas pela KINDNS. Em decorrência do nosso trabalho, a região da LAC está liderando na quantidade de operadores do DNS que estão participando da iniciativa KINDNS. Queremos estender nossos agradecimentos à comunidade técnica da LAC por se juntar a nós na missão de tornar a Internet mais segura para todos, especialmente na região da LAC. E um agradecimento especial também aos nossos campeões da KINDNS: PowerNet Solutions, Solução Network, i8 Digital Brazil, RNP Brazil - EduDNS, Brazil Tecpar, Intercol Brazil e Tempus Group Paraguay.

Conforme já anunciado, nossa equipe promoveu ativamente o Dia do DNSSEC NO Paraguai. O DNSSEC (Domain Name System Security Extensions, Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio) garante a validação da origem e a integridade das respostas a consultas no DNS. Como para outras coisas do âmbito da Internet, o DNSSEC precisa da colaboração de muitas organizações para funcionar, inclusive de registros de nomes de domínio, registradores e ISPs. Os participantes do evento inaugural assistiram a apresentações de especialistas explicando como a tecnologia funciona, sua importância e como implementá-la em cooperação com seus provedores.

Para comemorar o Dia do DNSSEC no Paraguai, a equipe de GSE da LAC se junto à ASISPY (La Asociación de Proveedores de Servicio de Internet del Paraguay), o NIC.py e o CEILAC (Centro de Emprendimiento e Internet). O planejamento para esse evento teve início no ano passado e, em 21 de setembro de 2023, celebramos a adoção com os membros da ASISPY durante o segundo encontros da ASISPY na Ciudade del Este, no Paraguai.

Temos a satisfação de comunicar que, até o momento, mais de 20 ISPs do Paraguai se juntaram à iniciativa. Atualmente, o Paraguai faz a validação de mais de 45% das consultas no DNS com DNSSEC, o quarto maior no ranking da América do Sul, segundo o APNIC Labs.

Além dessas atividades de engajamento, nossa equipe também realizou eventos e ministrou treinamentos de capacitação em toda a região da LAC, inclusive na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Granada, Honduras, México e São Vicente e Granadinas. Firmamos parcerias com diversas organizações técnicas locais e regionais, como o NIC.ar, o LACNIC (Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe), o LACNOG (Grupo de Operadores de Rede da América Latina e Caribe), o CaribNOG (Grupo de Operadores de Rede da Internet do Caribe), a LAC-IX (Associação de Operadores de Pontos de Tráfego da Internet para a América Latina e o Caribe) e o LACTLD (Domínios de Primeiro Nível da América Latina e Caribe).

Inscreva-se na lista de e-mails regional para saber mais sobre as nossas atividades de engajamento da região da LAC. Esperamos colaborar com você em 2024!

Authors

Nicolás Antoniello

Regional Technical Engagement Sr. Manager
Daniel Fink

Daniel Fink

Stakeholder Engagement Director - Brazil