Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Minha empresa está interessada na ICANN. E agora?

3 февраля 2015
Автор

Se você trabalha para uma empresa que depende da Internet e está lendo este blog, provavelmente já sabe que a ICANN e seu trabalho de coordenação dos identificadores exclusivos da Internet é importante para você.

As questões que importam para você podem incluir o aprimoramento das operações de rede, a criação de novos métodos de comunicação on-line com parceiros e clientes, a proteção da propriedade intelectual e a mitigação de práticas abusivas. Seu negócio pode ser a venda de nomes de domínio e serviços ou pode ser que você seja o gerente do portfólio de nomes de domínio da sua empresa.

Mas como você pode se envolver? Como você pode contribuir de forma significativa para os interesses da sua empresa em uma comunidade diversificada, que inclui não só empresas como a sua, mas também especialistas em tecnologia, governos e organizações civis de praticamente todos os países?

Você não é o único que tem essas dúvidas. Nós ouvimos cada vez mais estas perguntas: "Como posso participar? Como posso fazer isso com eficiência?"

Boas notícias: existem cada vez mais maneiras para a sua empresa participar. Não é necessário dedicar muito tempo e recursos para participar. Você pode se envolver de acordo com as possibilidades da sua empresa. A equipe de Participação Global de Partes Interessadas da ICANN, que trabalha com líderes do setor privado na comunidade, está aqui para ajudar você a encontrar o caminho certo para participar.

Aprenda o básico

Se você acabou de conhecer a ICANN e suas questões, veja três dicas para construir uma base de conhecimento antes de mergulhar ativamente em seu trabalho.

  1. O Manual do iniciante para a ICANN é um dos cursos on-line que você pode encontrar na plataforma ICANNlearn. Clique em "Introductory Courses" (cursos básicos) para encontrá-lo.
  2. Os seminários na Web para empresas iniciantes são realizados antes de cada encontro público da ICANN. Entre no grupo ICANN for Business no LinkedIn ou siga @ICANN4biz no Twitter para obter informações sobre os próximos seminários na Web.
  3. O Boletim Informativo Empresarial é um guia de 10 páginas com destaques do setor de políticas do encontro mais recente da ICANN, escrito em linguagem de negócios e disponível em vários idiomas. Confira algumas edições recentes.

Solte a voz

Sua experiência profissional pode acrescentar muito. Quando você estiver pronto para participar dos círculos da ICANN, confira a lista de opções a seguir, ordenada da menor à maior dedicação de tempo. Espero que esses sejam apenas seus primeiros passos em uma jornada muito frutífera como parte interessada da ICANN:

  • Entre na conversa e acompanhe as notícias mais recentes da ICANN nas redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
  • Participe de alguma associação de negócios que acompanhe a ICANN. Todas as regiões do mundo têm associações com foco em questões de Internet, ICT e comércio eletrônico. Algumas delas, como a AFICTA, WITSA e e-instituto funcionam como canal para que os membros acompanhem e contribuam com as questões da ICANN.
  • Conecte-se. Tanto se você for uma corporação multinacional, o proprietário de uma pequena empresa, um Provedor de Serviços da Internet, um consultor de serviços da Web ou um engenheiro de segurança de rede, é provável que exista alguém com um perfil similar que já participa da ICANN. Envie um e-mail para a nossa equipe (businessengagement@icann.org) e nós encontraremos um contato que tenha os mesmos interesses que você.
  • Dê sua opinião Uma das maneiras mais fáceis de participar da ICANN é fazer um comentário público sobre o desenvolvimento de políticas. Qualquer pessoa pode enviar comentários, independentemente da expertise ou dos anos de experiência. Acesse www.icann.org/public-comments para ver uma lista de políticas abertas para comentários públicos, procure um assunto relacionado a você ou ao seu trabalho e conte às outras partes interessadas da ICANN o que você acha sobre a política.
  • Participe de um Grupo de Trabalho. Os Grupos de Trabalho voluntários desenvolvem a maior parte das políticas da ICANN. Muitos desses Grupos de Trabalho são abertos para todos. A maior parte do trabalho é realizada por meio de listas de e-mails e teleconferências, portanto não é necessário viajar para participar. Além disso, realizamos "sessões para iniciantes" regularmente em formato de seminários on-line, um ponto de partida ideal para voluntários que estão começando. Acesse www.icann.org/policy para saber mais.
  • Participe de um encontro. A ICANN realiza três encontros públicos por ano para desenvolver e debater políticas. Esses encontros são gratuitos e abertos para todos. Quase todas as sessões são abertas ao público e estão disponíveis para transmissão on-line em vários idiomas. Participe remotamente ou pessoalmente. Acesse meetings.icann.org para obter mais informações.
  • Entre em um grupo constituinte ou comitê consultivo. Esses grupos formais de membros da comunidade da ICANN orientam o processo de políticas. As pessoas que se concentram na coordenação de políticas de nomes de domínio estão na Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO). O Grupos de Partes Interessadas Comerciais da GNSO (GNSO) pode ser especialmente interessante para você. O GSC consiste em três grupos constituintes: 1) o grupo constituinte empresarial, 2) o grupo constituinte de propriedade intelectual e 3) o grupo constituinte de provedores de serviços de Internet e conectividade. Outros grupos, como o Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade (SSAC) e o Comitê Consultivo At-Large (ALAC) também contam com membros e observadores empresariais.

Ainda não sabe o que fazer? Envie um e-mail para engagement@icann.org e um membro da nossa equipe vai entrar em contato com você. Espero começar essa jornada com você.

Christopher Mondini é vice-presidente de participação global de partes interessadas da ICANN para empresas de todo o mundo

Authors

Christopher Mondini

Christopher Mondini

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Europe