Объявления ICANN

Читайте объявления ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Proposta de implementação rápida de IDNs (fast track) recebe mais de 50 respostas

1 ноября 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Conforme a recomendação no relatório final do GT para IDNC, a ICANN enviou cartas a todos os países e territórios, solicitando informações sobre seu interesse em participar do processo de implementação rápida (fast track) de IDNs. Há uma amostra da carta disponível em http://www.icann.org/en/announcements/announcement-02oct08-en.htm

O pedido de informações incluiu um breve questionário, destinado a avaliar o interesse no processo de fast track.

Enquanto a ICANN ainda recebe respostas, ela apresenta os dados a seguir para ajudar a prosseguir as discussões na comunidade e fundamentar a versão preliminar do plano de implantação de ccTLDs com IDNs, e colocá-la à disposição para uso nos países e territórios.

Número total de cartas para governos nacionais: 252

Número total de cartas para operadores de ccTLDs: 252

Número total de respostas recebidas: 58

Número total de respostas recebidas manifestando interesse em obter um ccTLD com IDNs durante o processo de fast track: 32

30 remetentes especificaram um ou mais rótulos de ccTLDs com IDNs, e até o momento 10 remetentes ainda não especificaram o(s) rótulo(s) de ccTLDs com IDNs. Alguns dos remetentes que especificaram o(s) rótulo(s) de ccTLDs com IDNs também indicaram que não tinham interesse em participar do processo de fast track. Um motivo para não participar pode ser que esses remetentes não estão qualificados para participar do processo de implementação rápida, pois o ccTLD com IDNs no qual estão interessados é formado por caracteres latinos.

Estima-se que um total de 14 idiomas deve estar representado inicialmente no processo fast track para ccTLDs com IDNs.

As respostas sugerem que o início da disponibilidade para lançar um ccTLD com IDNs deve ocorrer em 3 meses, e os últimos estarão disponíveis no final de 2010.

A ICANN trará novas informações sobre as estatísticas acima, à medida que receber mais respostas. Os dados acima baseiam-se nas respostas obtidas até 1 de novembro de 2008.

Para mais detalhes sobre o processos fast track para ccTLDs com IDNs, veja: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/