Объявления ICANN

Читайте объявления ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

ICANN abre período de indicações para seus principais cargos de liderança em 2009

2 декабря 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

O Comitê de Indicação da ICANN solicita que a comunidade da Internet envie manifestações de interesse e recomendações de candidatos, pois procura indivíduos qualificados para auxiliar a ICANN em seu papel de coordenação técnica e normativa da Internet. Os indivíduos interessados podem enviar ao Comitê para 2009 uma manifestação de interesse referente aos seguintes cargos:

  • Três membros da Diretoria da ICANN
  • Três representantes do Comitê Consultivo para Membresia Geral (ALAC) (das regiões África, Ásia/Austrália/Pacífico e América Latina/Caribe, respectivamente)
  • Dois membros do Conselho da Organização de Nomes Genéricos (GNSO)
  • Um membro do Conselho da Organização de Nomes com Códigos de Países (ccNSO)

O Comitê de Indicação da ICANN (NomCom) é um comitê independente, encarregado de selecionar a maioria dos membros do Conselho de Diretores da ICANN e outros cargos nas organizações de apoio da corporação. A ICANN é uma corporação internacional de interesse público sem fins lucrativos, dedicada a preservar a segurança e a estabilidade operacional da Internet; promover a concorrência; obter a participação das comunidades globais da Internet e apoiar o desenvolvimento de políticas relacionadas à sua missão, por intermédio de processos deliberativos “de baixo para cima” e baseados em consenso.

Os indivíduos escolhidos pelo Comitê de Indicação terão uma oportunidade única de trabalhar com colegas dedicados de todo o mundo, estudar e solucionar os complexos problemas de coordenação técnica da Internet e os desafios normativos correspondentes, com várias dimensões funcionais, culturais e geográficas, e com isso adquirem uma compreensão e experiência valiosas através do conhecimento, responsabilidade e perspectiva que ultrapassam fronteiras.

As pessoas selecionadas terão a satisfação de fazer uma importante contribuição pública no sentido de manter o funcionamento e a evolução de um recurso global essencial. Como esse é um serviço de grande interesse público, os indicados trabalharão para atingir as metas que norteiam a ICANN a fim de facilitar as funções da Internet que estão se tornando indispensáveis para a sociedade.

Os atuais membros da Diretoria que foram selecionados pelo Comitê de Indicação são: Harald Tveit Alvastrand, Steve Crocker, Roberto Gaetano, Steven Goldstein, Dennis Jennings, Rajasekhar Ramaraj, Jean-Jacques Subrenat e Katim Touray (veja http://www.icann.org/en/general/board.html).

As manifestações de interesse para os cargos descritos acima podem ser enviadas para nomcom2009@icann.org.

Para mais informações sobre o Comitê de Indicação, visite http://nomcom.icann.org/. Os requerimentos e candidaturas serão analisados em sigilo e devem ser enviados até 15 de abril de 2009 para poderem ser examinados. As decisões serão anunciadas no início de setembro de 2009. Os candidatos escolhidos assumirão seus cargos após a assembléia anual da ICANN em outubro de 2009.

Recomendações de candidatos, dúvidas ou comentários também podem ser enviados por e-mail para nomcom2009@icann.org.

Histórico:

O Comitê de Indicação foi criado para funcionar de forma independente da Diretoria da ICANN, das suas organizações de apoio e comitês consultivos. Os membros do Comitê de Indicação trabalham unicamente em nome dos interesses da comunidade global da Internet, dentro do âmbito da missão da ICANN e das responsabilidades que os seus estatutos lhe atribuem.

Os membros do Comitê contribuem com a compreensão dos interesses mais amplos da comunidade da Internet como um todo, e com o conhecimento e experiência dos grupos de interesse específicos da Internet que os indicam.

O desafio do Comitê de Indicação é integrar essas perspectivas e atingir o consenso em suas escolhas. Embora sejam indicados por organizações de apoio e outras entidades da ICANN, os membros individuais do NomCom não prestam contas aos grupos que os indicaram.

Naturalmente, os membros comprometem-se a cumprir os estatutos da ICANN e seguir as normas e procedimentos estabelecidos pelo Comitê.

Os candidatos escolhidos não são remunerados, mas recebem o reembolso das despesas diretas incorridas no desempenho do seu dever. Esses cargos podem envolver várias viagens internacionais, incluindo o comparecimento pessoal às reuniões e assembléias periódicas da ICANN, além de comunicações por telefone e Internet.

As assembléias mais recentes da ICANN foram realizadas no Canadá, Nova Zelândia, Marrocos, Brasil, Portugal, Porto Rico, Estados Unidos, Índia, França e Egito. As assembléias de 2009 estão programadas para ocorrerem na Cidade do México, México, Sydney, Austrália e Seul, Coréia. A diversificação dos locais facilita a participação da comunidade da Internet no mundo todo.