ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Apresente já sua candidatura: Precisa-se de especialistas em Proteções , Economia e Segurança dos Consumidores para a revisão do programa de Novos gTLDs.

2 November 2015

2 de novembro de 2015 – A ICANN anunciou hoje que estendeu o prazo para as pessoas que quiserem candidatar-se para participar da equipe comunitária encarregada de revisar o Programa de Novos gTLDs sobre concorrência, confiança do consumidor e escolha do consumidor (CCT - competition, consumer trust and consumer choice). São muito desejados os especialistas em proteções, economia e segurança dos consumidores. Além disso, a diversidade geográfica vai ser levada em conta na hora de selecionar membros para a equipe de revisão. As despesas para viagens serão financiadas pela ICANN. O prazo para manifestar interesse é 13 de novembro de 2015, às 23:59 UTC.

Candidate-se já!

Os participantes selecionados como membros da Equipe de Revisão de CCT serão pioneiros de um empreendimento contínuo para rastrear e examinar dados sobre a indústria e o sistema de nomes de domínio. Suas análises de como os novos gTLDs estão afetando o mercado e a zona raiz da Internet vão influenciar as futuras rodadas do Programa de Novos gTLDs através de mudanças potenciais nas políticas. Melhorar a concorrência, a escolha e a confiança no espaço de nomes de domínio são objetivos chave do Programa de Novos gTLDs e a comunidade da Internet tem interesse em determinar se os novos gTLDs têm cumprido essas promessas. Os membros da Equipe de Revisão de CCT vão representar a comunidade mais ampla para determinar essas conclusões.

Os membros da equipe serão escolhidos em dezembro de 2015 e o início do trabalho está programado para janeiro de 2016. Os participantes deverão trabalhar estreitamente entre eles e terão oportunidade de trabalhar com membros de outras comunidades parceiras. A Equipe de Revisão de CCT vai determinar seu próprio cronograma para coleta, análise e relatoria de dados, com o intuito de produzir seu relatório final antes de 31 de dezembro de 2016.

A revisão do Programa de Novos gTLDs a respeito da concorrência, a confiança do consumidor e a escolha do consumidor é mandato da Afirmação de Compromissos da ICANN. A equipe de revisão deve examinar "até que ponto a introdução ou expansão de gTLDs tem promovido a concorrência, a confiança do consumidor e a escolha do consumidor, bem como a efetividade de (a) o processo de candidatura e de avaliação, e (b) as salvaguardas para mitigar problemas envolvidos na introdução ou expansão". A equipe vai levar em conta múltiplos elementos na sua deliberação, incluindo as métricas recomendadas pela comunidade da Internet. A ICANN tem coletado dados para essas métricas e recentemente tem criado um site onde essas informações são exibidas. Outras métricas foram capturadas em pesquisas globais de usuários de Internet e de registratários de nomes de domínio e mediante uma pesquisa de aspectos econômicos.