Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

A estratégia do Oriente Médio: dois anos depois

7 juillet 2015
Par

Há dois anos, quando os membros do MESWG (Middle East Strategy Working Group, Grupo de Trabalho da Estratégia do Oriente Médio) desenvolveram o documento de estratégia, houve um consenso de que as conclusões desse documento deveriam ser implementadas anualmente na forma de três Planos de Implementação separados. Paralelamente, e para avaliar o andamento da estratégia e seu impacto na comunidade regional da Internet, foi acordado que as revisões anuais fossem realizadas e compartilhadas com a comunidade regional At-Large.

Embora a revisão do Plano de Implementação do primeiro ano tenha mostrado um progresso substancial, os resultados do Plano de Implementação do segundo ano foram ainda mais interessantes. Eles foram concluídos com os seguintes marcos importantes:

  1. O lançamento do Centro de Empreendedorismo do DNS (DNS-EC) foi um sucesso, apresentando dois programas de treinamento de linha de negócios e um programa de treinamento de instrutores nas operações de DNS e DNSSE. Esta publicação no blog apresenta um bom resumo.
  2. Foi iniciado um estudo sobre o setor de DNS na região. As conclusões desse estudo serão compartilhadas com a comunidade durante o encontro da ICANN em Dublin do dia 18 a 22 de outubro deste ano.
  3. A força-tarefa dos IDNs em escrita árabe (TF-AIDN) concluiu seu trabalho com as LGRs no nível de raiz, o MSR no nível de raiz e as variantes em escrita árabe. Sua próxima tarefa é a LGR no segundo nível bem como trabalhar na Aceitação Universal.
  4. A organização da segunda edição do Fórum de DNS do Oriente Médio (Fórum de DNS do Oriente Médio 2015) na Jordânia, bem como a segunda edição da Escola do Oriente Médio e Países Adjacentes sobre Governança da Internet (MEAC-SIG 2015) na Tunísia.
  5. Atividades dedicadas de divulgação em países como Iêmen, Sudão, Irã, Jordânia e Paquistão por meio da realização de encontros com todos os grupos de partes interessadas.
  6. Seminários na Web duas vezes ao mês, boletins informativos quatro vezes ao ano, maior cobertura da mídia visando a novos eventos e muito mais.

Atualmente, o Plano de Implementação do terceiro ano está em andamento. Um dos objetivos da Estratégia do Oriente Médio é promover a interação bidirecional entre a ICANN e as partes interessadas da região, ou seja, sua contribuição; além disso, sugestões são bem-vindas. Entre em contato pelo e-mail meswg [arroba] icann [ponto] org.

Gostaríamos de ouvir sua opinião e esperamos trabalhar com você no intuito de cumprir nosso compromisso com a região.

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East