Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Refletindo sobre Nossa Estratégia para a África

10 novembre 2014
Par

Há mais de dois anos, a comunidade africana reuniu-se em Praga (ICANN 44) em um encontro histórico presidido pelo Dr. Steve Crocker e o recém-eleito presidente e CEO Fadi Chehade. O resultado foi uma nova abordagem para a África dedicada a:

  • Desenvolver uma estrutura para a estratégia da ICANN para a África (plano inicial anunciado em outubro de 2012);
  • Apoiar a maior presença da ICANN na África;
  • Aumentar a participação da África na ICANN.

O encontro também resultou na formação de um Grupo de Trabalho voluntário para a África com nove membros, chamado de ASWG (Africa Strategy Working Group, Grupo de Trabalho da Estratégia para a África), cuja missão era desenvolver uma estratégia para a África. O grupo era motivado pela noção de que a África não tinha uma participação comensurada no ecossistema da ICANN para complementar suas economias emergentes.

Na realidade, o encontro ministerial realizado juntamente com o encontro da ICANN de Dakar, em outubro de 2011, emitiu um comunicado pedindo que a ICANN aumentasse sua presença na África.

Esse grupo desenvolveu o atual Plano Estratégico para a África de 2012 a 2015 com o apoio da comunidade africana. O plano inicial foi apresentado durante o ICANN 45 em Toronto e lançado em janeiro de 2013.

Uma jornada e tanto!

Depois disso, houve muito esforço e boa vontade para implementar esse documento, que concentrava-se principalmente no desenvolvimento de capacidade e aumentar o conhecimento sobre a ICANN, os assuntos relacionados à governança da Internet, bem como no desenvolvimento de um setor do DNS sustentável na África. A ICANN também estabeleceu sua presença na África por meio de três dedicados membros da equipe.

No entanto, a ICANN recebeu feedback que demonstra a necessidade urgente de revisar o plano estratégico, bem como alguns de seus objetivos e KPIs (Key Performance Indicators, Indicadores-chave de Desempenho). É fundamental que nosso plano estratégico evolua com base nas necessidades da comunidade, ao mesmo tempo mantendo-se alinhado ao atual plano estratégico da ICANN de 2016 a 2020.

Desde o lançamento do plano para a África, é importante reconhecer o aumento do conhecimento adquirido pela África sobre a ICANN e todo o ecossistema da Internet. Em resposta a essa direção clara, a comunidade organizará uma sessão especial de consulta durante o próximo AFRINIC 21, agendado para os dias 22 a 28 de novembro de 2014 nas Ilhas Maurício. Durante esse encontro, vamos conversar e trabalhar com os participantes para reavaliar a Estratégia para a África. Representantes do AFNOG, AFRINIC, AFTLD, GAC, AFRALO, AFICTA, NEPAD e associações de registradores da África estão convidados.

Alguns dos tópicos que serão discutidos incluem:

  • Como melhorar a participação da África na ICANN?
  • Como podemos aumentar e monetizar o setor do DNS na África por meio de parcerias e colaboração?
  • Como determinamos as modalidades a fim de indicar um Comitê Gestor para supervisionar a implementação da Estratégia para a África de agora em diante?

Com seis das economias que mais crescem no mundo e a população mundial mais jovem (dados da ONU), a África apresenta a oportunidade para você definir sua própria agenda e assumir papéis de liderança na ICANN e em todo o espaço da Internet.

Dê início a uma participação ativa e significativa na ICANN e faça a voz da África ser ouvida e sua influência ser sentida aproveitando as oportunidades no setor do DNS.

Authors

Sagbo Pierre Dandjinou

Sagbo Pierre Dandjinou

VP, Stakeholder Engagement - Africa