Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Compartilhem suas opiniões sobre a Visão, a Missão e as Áreas de Foco da ICANN

17 novembre 2013
Par Fadi Chehadé

No começo deste ano, eu solicitei à comunidade global que unir-se a todos nós para fazer um brainstorming para dar forma a uma nova Visão e a um Plano Estratégico Quinquenal para a ICANN. A resposta da comunidade foi impressionante por sua diversidade internacional, sua aguda percepção e seu pensamento inovador. As contribuições da comunidade sobre os desafios e as oportunidades chave da ICANN têm inspirado uma nova visão da ICANN, uma reiteração da nossa missão e um esboço das metas para cinco áreas de foco propostas [PDF, 314 KB].

Agora chegou a hora de compartilhar suas opiniões sobre esses aspectos básicos essenciais para o futuro da ICANN. Solicitamos sua ajuda para poder transformar esse texto em um Plano Estratégico abrangente, que orientará a ICANN nos próximos cinco anos.

O que vocês acham sobre uma visão da ICANN como uma organização independente e global, objeto de confiança no mundo inteiro, na tarefa de coordenar os sistemas de Internet de identificadores únicos globais para dar suporte a uma Internet única, aberta e interoperável em nível mundial? Uma visão na qual a ICANN gere confiança servindo o interesse público e incorpore a cooperação transparente e eficaz entre as partes interessadas do mundo inteiro para facilitar sua função de coordenação?

Eu convido vocês a uma sessão com o Comitê Executivo na Segunda-feira 18 de novembro, para falar conosco sobre essa visão, essa missão e essas cinco áreas estratégicas de foco propostas. Essa é sua oportunidade para expressar suas preocupações e para fazer sugestões construtivas acerca de qual será a posição da ICANN em 2019.

Além da visão e da missão, esperamos contar com suas opiniões sobre as metas nas seguintes áreas de foco para a ICANN:

  1. Fazer evoluir a implementação pela ICANN da abordagem de multi-setorial a efeitos de coordenação.
  2. Desenvolver um marco de responsabilidade pública de primeiro nível.
  3. Dar suporte a um ecossistema de identificadores únicos saudável.
  4. Esforçar-se por alcançar a excelência técnica e operacional.
  5. Definir a clareza da função da ICANN no ecossistema de governança da Internet.

As Metas propostas para as Áreas de Foco delineiam corretamente o futuro da ICANN? Que resultados ou realizações específicos deveríamos visar? Quais são as medições do sucesso?

Espero que possamos contar com suas contribuições à medida que formos criando um novo Plano Estratégico com objetivos e medições que tenham uma ordem de prioridades e que possam ser mensurados; um Plano Estratégico que crie os alicerces para planos operacionais e orçamentos anuais detalhados que satisfaçam as necessidades da comunidade da ICANN. Se planejam vir a Buenos Aires, venham à Sala Libertador AB, na Segunda-feira, entre 15:15 h e 18.45 h, hora argentina (20:15-21:45 UTC). Se não podem estar em pessoa, participem em forma remota através de http://buenosaires48.icann.org/en/schedule/mon-strategic-planning.

Não percam essa oportunidade e outras, como a de participar do foro de comentários público contínuo para construir uma base apropriada para o futuro da ICANN. Suas vozes são importantes à medida que formos planejando onde estará a ICANN em 2019.

Authors

Fadi Chehadé

Ancien President & CEO