Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Instalação de uma cópia do servidor de raiz "L" na Venezuela: entrevista com Gregório Manzano (i)

5 mars 2015
Par

null

Foto: Gregorio Manzano.

 


"Para a ICANN, expandir o número de cópias do servidor de raiz L ao redor do mundo é muito importante par a estabilidade global da Internet. Contar com uma cópia na Venezuela aumenta essa cobertura e contribui com a diversificação dos locais onde podemos contar com hosts. Na Venezuela, temos certeza de que isso contribuirá com a redução considerável do tempo de resposta para resolver consultas à zona raiz do DNS, melhorando a experiência dos usuários e fortalecendo a infraestrutura essencial da Internet na Venezuela e na região da América Latina e Caribe. Foi uma grande experiência trabalhar com os venezuelanos e nossa equipe regional para concretizar essa ideia".

Terry Manderson, diretor da equipe de engenharia do DNS, ICANN


Quantos servidores raiz (ii) existem no mundo e qual é a importância das cópias?

Existem treze servidores de DNS originais no mundo. Todos fazem parte da infraestrutura básica global da Internet. A instalação de cópias de um servidor raiz do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) em nossa região melhora a conexão direta dos usuários e provedores de serviços, além de fortalecer a segurança, a estabilidade e a resiliência da Internet nessa parte do mundo.

Por que a REACCIUN considerou importante hospedar uma cópia do servidor de raiz L na Venezuela?

Com a instalação dessa cópia do servidor de raiz L, a cópia do servidor de raiz F e a nomeação do NIC da Venezuela para a gestão do ccTLD .ve, a REACCIUN (Rede Acadêmica Nacional da Venezuela) busca contribuir com o fortalecimento do DNS na Venezuela e na região. Esses serviços demonstram a alta confiabilidade da REACCIUN e seu compromisso contínuo com a garantia dos altos níveis de estabilidade e qualidade do serviço de Internet na Venezuela.

Qual é seu potencial de replicação?

A região está trabalhando nesse sentido, através da replicação dessa experiência em redes nacionais (CANTV, Netuno, BT e level3), Internet comercial e redes avançadas (Red CLARA).

Como foi a experiência de trabalhar com a ICANN para concretizar essa ideia?

A instalação do servidor de raiz L em conjunto com a ICANN foi um dos projetos mais ambiciosos da REACCIUN e só foi concretizado graças à ampla experiência técnica das equipes de redes e telecomunicações do CENIT e do CNTI, e à administração competente dos executivos de alto nível responsáveis pela assinatura do acordo, Sem dúvida, essa instalação foi uma experiência excelente e enriquecedora e foi o primeiro de muitos projetos entre a REACCIUN e a ICANN.


  1. Gregorio Manzano foi pioneiro em conexão de Internet e estabelecimento de pontos de conexão nacionais na Venezuela, com 20 anos de experiência em gerenciamento e desenvolvimento de infraestruturas de acesso à Internet. Ele estudou informática, administração e telecomunicação em instituições como Instituto Rodolfo Loero Arismendí, Universidad Simón Rodríguez e Universidad Simon Bolívar. Além disso, ele trabalhou na France Telecom e na Sofrecom. Ele participou em vários âmbitos do LACNIC, LACNOG, ISOC, LACIGF e IETF. Desde 2007, é responsável pelo gerenciamento dos serviços de telecomunicação da REACCIUN (Rede Acadêmica Nacional da Venezuela), onde trabalha desde 2002. Antes disso, ele trabalhou como supervisor de operações IP na NETUNO durante sete anos. Gregorio participou de várias iniciativas nacionais para a formação do ponto de intercâmbio de tráfego, o estabelecimento de pontos de conexão nacionais, o bom uso da rede, o debate sobre governança da Internet e a implementação do IP6 na Venezuela.

  2. De acordo com o glossário da ICANN, os servidores raiz contêm os endereços IP de todos os registros de TLD, sejam registros globais como .com, .org, etc. ou registros específicos de cada país, como .fr (França), .cn (China), etc. Essas informações são muito importantes. A falta de precisão dessas informações pode impossibilitar a localização de um registro na Internet. Na linguagem do DNS, as informações devem ser exclusivas e autênticas.

Authors

Alex Dans

Alex Dans

Communications Director, the Americas