Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Atualização do Planejamento da Transição da Administração da IANA (Volume 1)

27 avril 2016
Par Trang Nguyen

null

Esta atualização marca o início de uma iniciativa mencionada por Akram Atallah no blog dele em 12 de abril de 2016, que tem como objetivo manter as partes interessadas atualizadas sobre os acontecimentos mais recentes e o progresso relacionados à implementação do plano para a Transição da Administração da IANA, a proposta que está sendo revisada pela NTIA.

Essas atualizações apresentarão detalhes sobre o trabalho que foi identificado com base nas propostas do ICG (IANA Stewardship Transition Coordination Group, Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA) e no CCWG-Responsabilidade (Cross Community Working Group on Enhancing ICANN Accountability, Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN) e fornecerão informações sobre o que está acontecendo semanalmente.

Nosso objetivo é fazer atualizações consistentes e estruturadas que deem acesso às informações, aos documentos e aos comunicados mais recentes a todas as partes interessadas. Também vamos postar links diretos para as listas de e-mails onde são realizadas as conversas sobre cada um dos aspectos do planejamento.

A ICANN identificou o trabalho que precisa ser concluído para que a transição ocorra de maneira eficiente.

O trabalho planejado foi mapeado entre 14 projetos e agrupado em 3 segmentos. Você pode obter mais informações no site da ICANN aqui.

- Trang Nguyen, diretora sênior do departamento de programas estratégicos

Gerenciamento da zona raiz


O segmento do plano de implementação do gerenciamento da zona raiz contém projetos relacionados às alterações no RZMS (Root Zone Management System, Sistema de Gerenciamento da Zona Raiz) para remover a função de autorização da NTIA, testes paralelos da produção e dos sistemas de RZMS, bem como o desenvolvimento e a execução de um contrato com a Verisign como o mantenedor da zona raiz.

Testes paralelos do RZMS (Sistema de Gerenciamento da Zona Raiz)

Atualização de status:

De acordo com o plano enviado para a NTIA, a ICANN e a Verisign concluíram as alterações no código do sistema e iniciaram um período de "testes paralelos" na quarta-feira, dia 6 de abril de 2016. Essa é uma etapa essencial do planejamento para garantir a segurança e a estabilidade contínuas da operação do RZMS (Sistema de Gerenciamento da Zona Raiz) após a Transição da Administração da IANA, atualmente projetada para 30 de setembro de 2016.

Já se passaram quase 3 semanas desde o início dos testes paralelos e tudo está correndo muito bem. Clique aqui para ver os relatórios diários de comparações das operações paralelas do sistema de gerenciamento da zona raiz da Verisign referentes a todos os arquivos da zona raiz gerados.

Se não forem identificadas diferenças inexplicáveis nos arquivos da zona raiz entre o RZMS de produção e o RZMS dos testes paralelos, o período de testes será encerrado em 5 de julho de 2016.

Documentos/comunicados publicados:

Listas de e-mails:

Nenhuma.

RZMA (Root Zone Maintainer Agreement, Contrato do Mantenedor da Zona Raiz)

Atualização de status:

A ICANN e a Verisign ainda estão definindo os termos para a elaboração de um RZMA. O plano atual para a conclusão de uma versão preliminar do RZMA é no final deste mês.

Documentos/comunicados publicados:

Nenhuma.

Listas de e-mails:

Nenhuma.

Transição da administração


O segmento relacionado ao plano da transição da administração contém projetos para preparar a documentação que estabelecerá as relações com as comunidades operacionais, criar uma entidade de PTI (Post-Transition IANA, IANA Pós-transição), estabelecer um CSC (Customer Standing Committee, Comitê Permanente do Consumidor) e um RZERC (Root Zone Evolution Review Committee, Comitê de Revisão de Evolução da Zona Raiz), operacionalizando os mecanismos de escalonamento de serviços do consumidor da IANA e os SLAs (Service Level Agreements, Contratos de Nível de Serviço).

SLA (Contrato de Nível de Serviço) para os serviços de numeração da IANA

Atualização de status:

Na quarta-feira, 20 de abril de 2016, A NRO (Number Resource Organization, Organização de Recursos Numéricos) publicou um comunicado referente à versão 5.1 do documento do SLA.

O SLA será enviado à Diretoria da ICANN para consideração e adoção depois que a NRO e a ICANN estabelecerem um prazo acordado mutuamente.

Documentos/comunicados publicados:

Listas de e-mails:

PTI (IANA Pós-transição)

Atualização de status:

A ICANN continua trabalhando no plano de implementação da PTI solicitado pela IOTF (Implementation Oversight Task Force, Força-tarefa de Supervisão de Implementação), bem como o contrato entre a ICANN e a PTI.

O que é a IOTF?

A IOTF foi formada após o ICANN55 em Marrakesh. A IOTF representa um canal para a ICANN solicitar explicações ou esclarecimentos de modo a garantir que a ICANN e a comunidade permaneçam alinhadas ao trabalho do plano de implementação da ICANN da proposta do ICG. O grupo foi formado para incluir os copresidentes e os líderes da equipe de design do CWG-Administração (Grupo de Trabalho Entre Comunidades criado para desenvolver uma proposta de transição da administração da IANA para funções relacionadas a nomes) e, desde então, foi ampliado de modo a incluir representantes do ICG, da comunidade de recursos numéricos e da comunidade de parâmetros de protocolo.

Documentos/comunicados publicados esta semana:

Nenhuma.

Lista de e-mails:

RZERC (Comitê de Revisão de Evolução da Zona Raiz)

Atualização de status:

A ICANN continua trabalhando com a IOTF para finalizar os termos do regulamento do RZERC. Um regulamento revisado foi divulgado para a IOTF em 25 de abril de 2016.

Documentos/comunicados:

Lista de e-mails:

Mecanismo de escalonamento de serviços do consumidor da IANA

Atualização de status:

A ICANN recebeu um esclarecimento da IOTF com relação ao processo de resolução de reclamações de serviços do consumidor da ICANN relacionadas às funções numéricas e o processo de resolução de problemas da IANA (apenas para os serviços de nomenclatura da IANA), mencionados no Anexo I e J da proposta do CWG-Administração.

A próxima etapa será a ICANN atualizar as documentações relevantes desses processos.

Documentos/comunicados:

Nenhuma.

Lista de e-mails:

Aprimoramentos de responsabilidade


O segmento relacionado aos aprimoramentos de responsabilidade contém planos para implementar os aprimoramentos nos processos de solicitação de reconsideração e revisão independente da ICANN, atualizar os documentos de governança da ICANN e operacionalizar os novos poderes da comunidade definidos pelo CCWG-Responsabilidade (Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN).

Estatuto da ICANN

Atualização de status:

A ICANN publicou uma proposta de versão preliminar de um novo Estatuto para um período de comentários públicos de 30 dias, de 21 de abril a 21 de maio de 2016, para permitir que todas as partes interessadas tenham a oportunidade de analisá-la e fornecer feedback.

A proposta de versão preliminar do novo Estatuto da ICANN foi desenvolvida de maneira colaborativa pela equipe jurídica da ICANN e um consultor independente contratado para orientar o CCWG-Responsabilidade e o CWG-Administração.

Durante a elaboração da versão preliminar do novo Estatuto da ICANN, os advogados consultaram um grupo de coordenação do estatuto formado por membros da comunidade e da Diretoria, bem como o CWG-Administração e o CCWG-Responsabilidade.

A adoção do novo Estatuto pela Diretoria da ICANN está programada para o dia 27 de maio de 2016, ou uma data próxima. Depois que o Estatuto da ICANN for adotado, a ICANN notificará a NTIA. Após a adoção, o Estatuto deverá entrar em vigor se a NTIA aprovar a proposta de transição da administração da IANA e depois que o Contrato de Funções da IANA expirar.

Documentos/comunicados:

Listas de e-mails:

Authors

Trang Nguyen