Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Comentários do BCG sobre um recente pedido de reconsideração

3 février 2016
Par Chris Disspain

Durante seus encontros em 13 de janeiro e 1° de fevereiro de 2016, o Comitê de Governança da Diretoria (BCG) considerou um pedido de reconsideração enviado pela dotgay LLC em relação ao resultado de uma Avaliação de Prioridades da Comunidade (CPE) que definiu que a solicitação de .GAY pela dotgay LLC não merecia prioridade da comunidade. Depois de uma avaliação cuidadosa, o BCG negou o pedido em nosso encontro presencial de 1° de fevereiro.

As informações a seguir explicam melhor a CPE e a reconsideração, esclarecendo o que significa essa decisão para a solicitação da dotgay LLC, para quem apoia a dotgay LLC e para o TLD .GAY.

Essa decisão não significa que o TLD .GAY não existirá. Há quatro solicitantes (inclusive a dotgay LLC) concorrendo para operar esse TLD. Eles têm a opção de resolver a concorrência entre si, por canais que não fazem parte dos processos da ICANN. Se isso não for possível, as quatro solicitações de .GAY deverão entrar em um leilão, o "último recurso" da ICANN para resolver a disputa.

Entre as quatro entidades que solicitaram o TLD .GAY, a dotgay LLC é a única que veio da comunidade, e portanto a única que podia pedir prioridade por meio da CPE. Se uma solicitação consegue a prioridade da comunidade, pode avançar para a contratação em detrimento de todas as outras solicitações. A dotgay LLC não conseguiu isso, portanto continua concorrendo com os outros três solicitantes.

É importante notar que a dotgay LLC passou pelos processos de CPE e reconsideração duas vezes. Depois da conclusão da primeira CPE em outubro de 2014, no processo de reconsideração foi identificado um erro de procedimento na CPE. Por isso, o BCG determinou que a solicitação deveria ser avaliada novamente. No entanto, o mesmo resultado e as mesmas pontuações se repetiram.

O BCG, que é responsável por avaliar essas solicitações, tem restrições do Estatuto. Especificamente, o BCG só está autorizado a determinar se algum processo ou política foi violado durante a CPE. O BCG não tem autoridade para avaliar se os resultados da CPE são corretos.

Quero deixar claro que a negação do pedido de reconsideração não é uma declaração sobre a validez da solicitação da dotgay LLC nem de quem a apoia. A decisão significa que o BCG não considera que o processo de CPE para a solicitação de .GAY pela dotgay LLC tenha violado políticas ou procedimentos da ICANN.

A ICANN tem a responsabilidade de apoiar o processo desenvolvido pela comunidade e tratar todas as partes afetadas de forma igualitária. Entendemos que esse resultado será decepcionante para quem apoia a solicitação da dotgay LLC. Sabemos que esse assunto gerou muito interesse dentro da comunidade da ICANN e recomendamos que todos os interessados participem do processo de múltiplas partes interessadas para ajudar a determinar como as futuras rodadas de solicitações serão definidas.

Para saber mais sobre os critérios da CPE, consulte o Guia do Solicitante da ICANN, que serve de base para a avaliação de todas as solicitações do programa de novos gTLDs. Para saber mais sobre os pedidos de reconsideração, consulte o Estatuto da ICANN.

Authors

Chris Disspain