Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Resultados disponíveis para o leilão do programa de novos gTLDs de 27 de julho de 2016

28 juillet 2016

Em 27 de julho de 2016, Power Auctions LLC, fornecedor autorizado de serviços de leilão da ICANN, conduziu um leilão para o programa de Novos Domínios Genéricos de Nível Superior (gTLDs) para resolver o contencioso sobre .WEB and .WEBS. Os leilões são o método de último recurso para determinar qual requerente pode operar um gTLD para casos em que várias entidades tiverem solicitado o mesmo domínio gTLD ou um domínio similar que pode trazer confusão. Este método foi definido mediante o processo multissetorial, de baixo para cima, da ICANN.

Oito requerentes têm os requisitos suficientes para participar do leilão de .WEB/.WEBS. NU DOT CO LLC prevaleceu no leilão, com o preço vencedor de 135 milhões de dólares para operar o gTLD .WEB, enquanto Vistaprint Ltd prevaleceu com 1 dólar para operar o gTLD .WEBS.

Arrecadações dos leilões

As arrecadações dos leilões do programa de Novos gTLDs, que totalizarão 230 milhões de dólares, ficam reservadas. A comunidade multissetorial elaborará propostas sobre como essas arrecadações poderiam ser distribuídas. Uma equipe de redação da comunidade está trabalhando atualmente em um estatuto para o Grupo de Trabalho Intercomunitário, que gerará recomendações para serem submetidas à consideração pelo Board. Saiba mais sobre este trabalho.

"Os leilões do programa de Novos gTLDs são o método de último recurso da comunidade para determinar qual requerente vai ter a oportunidade de operar um novo domínio genérico de nível superior específico, quando várias entidades estivessem concorrendo pelos mesmos domínios ou por domínios com nomes similares que poderiam levar a confusão", disse Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais da ICANN. "Estamos ansiosos por ver as recomendações da comunidade sobre como usar essas arrecadações".

Leilões e o Guia para Requerentes de Novos gTLDs

A comunidade da Internet dedicou quase três anos para criar o manual de estratégias para lançar novos gTLDs dentro do programa de Novos gTLDs, denominado Guia para Requerentes de Novos gTLDs. O guia apresenta medidas sobre como lidar com uma série de circunstâncias que poderiam acontecer durante os processos de solicitação e avaliação de gTLDs, incluindo instâncias em que vários requerentes tiverem solicitado os mesmos novos gTLDs ou gTLDs com nomes similares que poderiam levar a confusão. Só uma única entidade pode operar um gTLD determinado, portanto, os contenciosos devem ser resolvidos. Os requerentes podem resolver os contenciosos entre eles e a ICANN encoraja esta solução. Porém, isto nem sempre é possível. A comunidade de setores interessados da ICANN contribuiu para criar métodos para resolver contenciosos e decidiu que os leilões deveriam ser o método de último recurso a utilizar. A ICANN é responsável pela implementação de leilões conforme às regras definidas no Guia para Requerentes de Novos gTLDs.

Existem dois tipos diferentes de conjuntos de contenciosos: direto e indireto. Os contenciosos diretos acontecem quando há vários requerentes que concorrem pelo mesmo gTLD ou por gTLDs de nomes similares que conduzem a confusão. Os contenciosos indiretos acontecem quando duas ou mais solicitações se encontram numa situação contenciosa direta com uma terceira solicitação, mas não entre si. .WEB/.WEBS era um conjunto de contenciosos indiretos com uma solicitação para .WEBS e sete solicitações para .WEB. Neste caso, a solicitação para .WEBS predominou juntamente com uma solicitação para .WEB. Para uma descrição mais detalhada de leilão e contencioso indireto, veja o Módulo 4 do Guia para Requerentes do Programa de Novos gTLDs.

Mais informações:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.