Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

O blog do Presidente

26 de septiembre de 2014
Por Steve Crocker

Uma das mensagens que ouvimos nos últimos dias é que a Diretoria não tem visibilidade suficiente, e que a comunidade não entende o que ela faz. Um comentário feito por um novo membro da Diretoria, Markus Kummer, depois de participar de nosso workshop há duas semanas, foi revelador. Markus foi chefe da secretaria que apoia o IGF por vários anos, e comandou o processo de preparação do IGF no ano passado. Ele também trabalhou na Sociedade da Internet, que está totalmente envolvida na comunidade da ICANN, portanto ele conhece muitas de nossas atividades. No entanto, depois de ver o que a Diretoria faz durante um workshop, ele ficou surpreso com o nível da nossa participação ativa nas questões, e como interagimos uns com os outros e com a equipe da ICANN de uma forma vigorosa e, ao mesmo tempo, construtiva.

A Diretoria não é uma equipe operacional independente da ICANN, e nossa função é nitidamente diferente e complementar à dos voluntários e da equipe. Contudo, reconhecemos que a comunidade gostaria de saber o que a Diretoria faz e como funciona. Concluímos que seria bom oferecer uma visão informal, além das informações das minutas formais, resoluções e justificativas que publicamos. Também achamos que seria útil ouvir as vozes de cada membro da Diretoria, não só a minha. Por isso, Suzanne Woolf, contato do RSSAC na Diretoria, oferece o seguinte relatório sobre o recente workshop da Diretoria da ICANN.

Steve Crocker

Relatório de Istambul
Suzanne Woolf

Algumas vezes por ano (além dos encontros públicos e teleconferências da ICANN), a Diretoria programa três dias de workshops para promover a participação intensa em assuntos importantes para a ICANN. O encontro mais recente aconteceu em Istambul, Turquia, de 8 a 10 de setembro. Essa cidade foi escolhida porque vários membros da Diretoria já estavam lá para participar do Fórum de Governança da Internet. Aproveitamos a oportunidade para suplementar o workshop da Diretoria com a oportunidade de interagir com colegas e obter ideias do IGF. Dentro desses três dias, houve um encontro formal da Diretoria para resolver assuntos pendentes 1 e reuniões de comitês da Diretoria, inclusive o de Riscos e Finanças. Mas a maior parte do tempo foi dedicada à análise e ao debate de assuntos importantes para a Diretoria e a comunidade em nossa preparação para a ICANN 51, que será realizada em algumas semanas.

Sempre existem várias questões a considerar. A Diretoria tem a responsabilidade contínua de supervisionar as operações da ICANN como entidade. Em nosso caso, essa tarefa é mais complexa que em organizações convencionais do mesmo tamanho. Os planos operacionais e estratégicos da ICANN são orientados pelo diálogo com a comunidade e implementados pela equipe, mas a Diretoria tem uma função importante na supervisão dos processos e do conteúdo dessas atividades, especialmente no processo de planejamento estratégico e sua implementação nas operações da ICANN.

Mais que garantir que as obrigações da Diretoria sejam cumpridas, esses workshops proporcionam tempo estruturado e informal para as interações entre os diretores e com a equipe sênior sobre assuntos de interesse da comunidade. E como os membros da Diretoria têm históricos, perspectivas e vêm de grupos de partes interessadas diferentes, eles se comprometem com a responsabilidade da Diretoria diante da ICANN e da comunidade mais ampla da Internet, mas podem ter visões diferentes sobre como cumpri-la, por isso os debates sempre são intensos.

Independentemente de como os membros são indicados para a Diretoria » indicação de Organizações de Apoio, indicação como contato, ou indicação do Comitê de Nomeação » eles trazem seu compromisso e suas perspectivas e integram suas necessidades e questões específicas à responsabilidade mais ampla. O workshop de Istambul não foi diferente. Os membros da Diretoria têm interesse específico em como apoiar o trabalho para aprimorar a responsabilidade e a governança da ICANN, mantendo as preocupações e a liderança das partes interessadas em primeiro lugar.

Recebemos um resumo convencional (como qualquer equipe de gerenciamento entregaria a qualquer diretoria) sobre as finanças da ICANN e seus planos de conter o aumento dos gastos. Também tivemos um debate intenso sobre a recomendação do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Serviços de Diretório de gTLDs de que trabalhemos para a substituição do Whois. A Diretoria fez considerações sobre a melhor maneira de garantir que a ICANN incorpore as recomendações desse relatório em operações futuras, abra debates com as partes interessadas e interaja com a comunidade técnica sobre a implementação.

O assunto mais destacado foi o trabalho de transição da administração da IANA. Assim como outras partes interessadas no processo, a Diretoria tem grandes desafios a enfrentar: seu trabalho é facilitar e apoiar os esforços abertos, transparentes e ascendentes da comunidade para criar um plano confiável e viável para continuar a administração das operações da IANA após o término do contrato do governo dos Estados Unidos. A Diretoria deve cumprir suas responsabilidades sem se envolver de forma inapropriada no conteúdo desse plano, que precisa ser decidido pelas partes interessadas. Alguns assuntos que despertaram muito interesse foram as informações sobre os avanços do Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) e o trabalho das "comunidades operacionais" para contribuir com a proposta; o planejamento interno da ICANN sobre os aspectos operacionais da transição da administração; e possíveis implicações de uma transição para as relações entre partes interessadas na governança da Internet.

Outros assuntos importantes foram o Plano Estratégico, o trabalho contínuo para garantir que ele reflita as prioridades da comunidade e sua inclusão no Plano Operacional e Orçamento. Também houve um debate sobre o progresso em relação ao orçamento e os objetivos do Programa de Novos gTLDs. Especificamente, conforme começamos a nos preparar para a próxima rodada de novos gTLDs, é importante manter o compromisso com a avaliação dos impactos e resultados da rodada atual em termos de segurança e estabilidade do DNS, além das lições aprendidas pela ICANN.

Como sempre, o desenvolvimento de políticas pertence à comunidade, e a implementação das políticas da comunidade está nas mãos da equipe da ICANN. A função da Diretoria, especialmente no desenvolvimento de políticas, é estruturalmente limitada. Mas a Diretoria é responsável pela eficácia geral e pela credibilidade dos resultados desses processos e sua implementação. Portanto, parte da responsabilidade de um membro da Diretoria é estar aberto a todas as contribuições da comunidade de partes interessadas.

Os workshops da Diretoria servem para nos ajudar a entender as questões atuais e participar de forma mais efetiva, por meio de todos os mecanismos formais de ação, mas também de maneira mais informal, como parte da comunidade. Esperamos ver vocês na ICANN51 ou ouvir seus comentários a qualquer momento.


1 https://www.icann.org/resources/board-material/resolutions-2014-09-09-en

Authors

Steve Crocker

Anterior ICANN Board Chair