Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Resposta da ICANN à RSSAC001 por seu serviço de servidor de raiz "L"

10 de diciembre de 2015
Por Terry Manderson y Leo Vegoda

RSSAC revigorado

O Comitê Consultivo do Sistema de Servidores Raiz da ICANN faz recomendações à Diretoria em relação aos requisitos operacionais do sistema raiz de servidores de nome. Como todas as estruturas da ICANN, sua eficácia é analisada regularmente, e são implementadas melhorias a suas operações. Desde a análise mais recente, o RSSAC organizou uma cúpula para os especialistas responsáveis pela produção do trabalho. Recentemente, eles fizeram duas recomendações à Diretoria: RSSAC001, que define algumas expectativas de serviço dos servidores raiz, e RSSAC002, sobre medidas do sistema de servidores raiz. A RSSAC002 foi publicada no final de 2014, e a RSSAC001 foi publicada hoje, em coordenação com o RFC7720, um documento complementar do IAB sobre o sistema de servidores raiz.

Declaração pública sobre como a ICANN atende às expectativas

A ICANN opera o Servidor de raiz "L", um dos 13 servidores raiz do DNS (www.root-servers.org), fornecendo informações confiáveis sobre domínios de primeiro nível no DNS. Temos o prazer de dizer que o Servidor de raiz "L" atende a todas as expectativas de serviço documentadas na RSSAC001 e publicamos uma página da Web simples que explica o que fazemos para atender a cada uma delas. Nossa resposta contém links para informações legais sobre os diferentes aspectos de nosso serviço de Servidor de raiz "L", como seleção de software, direcionamento, locais e estatísticas operacionais.

Manutenção e atualizações

Constantemente, medimos e analisamos a maneira como fornecemos o serviço do Servidor de raiz "L", e também planejamos e executamos mudanças que garantem que possamos continuar oferecendo o serviço de alto nível necessário e esperado de um servidor raiz. Isso significa que planejamos, testamos e implementamos mudanças ao serviço de forma estruturada e constante. Consequentemente, também revisaremos e atualizaremos nossa resposta à RSSAC001 regularmente para garantir que o público esteja informado sobre a maneira como fornecemos esse serviço tão importante. É uma página da Web dinâmica, que será revisada e atualizada pelo menos duas vezes por ano.

Quer saber mais ou participar do RSSAC?

Se quiser saber mais ou participar da cúpula do RSSAC, acesse o site.

Se quiser saber mais sobre o Servidor de raiz "L" ou se estiver pensando em hospedar uma instância em sua rede, consulte o site de engenharia do DNS ou converse com um dos membros de nossa equipe de participação global de partes interessadas.

Authors

Terry Manderson

VP, Information Security and Network Engineering

Leo Vegoda