Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Blog do Presidente: Encontro ICANN60 e workshop da Diretoria

10 de noviembre de 2017
Por Cherine Chalaby

Antes de compartilhar a minha opinião sobre o último workshop da Diretoria e alguns aspectos do ICANN60, quero refletir um pouco. É uma grande honra ter sido selecionado como novo Presidente da Diretoria da ICANN e levo muito a sério as responsabilidades do meu novo cargo. Vejo o futuro com muita esperança e entusiasmo, ansioso por trabalhar em parceria com todos vocês a serviço da missão da ICANN.

Quero agradecer mais uma vez a Steve Crocker pela liderança e amizade. Depois do ICANN60, Steve e eu tivemos uma conversa rápida, que vocês podem conferir aqui. Também quero agradecer aos membros que estão deixando a Diretoria, Rinalia Abdul Rahim, Asha Hemrajani, Markus Kummer e Thomas Schneider, pelas contribuições e pela dedicação à missão da ICANN. Vamos sentir falta de todos eles.

Em Abu Dhabi, recebemos os novos membros da Diretoria: Sarah Deutsch, Avri Doria, León Sanchez e Matthew Shears, além de Manal Ismail, que trabalhará como contato do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais com a Diretoria. Os cinco assumiram seus cargos no encontro público da Diretoria. Deem uma olhada na publicação que eu fiz no blog antes do encontro, sobre as atividades e prioridades da Diretoria para o AF18.

Workshop da Diretoria

Antes do ICANN60, que parece que já foi há muito tempo, a Diretoria realizou um workshop, sobre o qual vocês já devem ter lido na publicação do Steve no blog. Falamos sobre vários assuntos, principalmente a preparação para o encontro geral anual. A grande preparação que fizemos para o Dia dos Grupos Constituintes foi muito útil, e conseguimos ter conversas produtivas com as Organizações de Apoio (SOs) e os Comitês Consultivos (ACs) durante o encontro. Também conversamos sobre o planejamento financeiro em longo prazo e sobre uma estratégia para participar de fóruns de governança da Internet. Aprovamos quatro resoluções importantes em relação a .Amazon, WHOIS thick, implementação de IDNs e colisões de nomes, como Corp/Home/Mail.

A última sessão do nosso workshop foi bastante interessante. Nela, os membros que estão deixando a Diretoria deram conselhos para o futuro. Rinalia falou sobre a necessidade de encontrar um caminho sustentável com as análises, Asha recomendou a dedicação contínua às nossas obrigações fiscais, Markus sugeriu continuar a nossa participação efetiva na comunidade mais ampla de governança da Internet, e Thomas agradeceu as melhorias nas interações entre a Diretoria e o Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais, confiando em que elas continuarão mais adiante.

Encontro público

Como vocês podem imaginar, grande parte das discussões no ICANN60 se concentraram nas regras de proteção de dados e privacidade, especialmente as normas gerais de proteção de dados (GDPR) da União Europeia. Gostaria de elogiar a comunidade pelas discussões produtivas que aconteceram em Abu Dhabi, além de incentivar esses intercâmbios contínuos para a resolução de questões de conformidade com a GDPR em curto prazo, reconhecendo que isso não substitui o trabalho de desenvolvimento de políticas da comunidade.

Vocês devem saber que, durante o ICANN60, a Diretoria enviou uma carta à equipe da segunda análise de segurança, estabilidade e resiliência do Sistema de Nomes de Domínio (SSR2). Nessa comunicação, a Diretoria pediu uma pausa temporária na análise por vários motivos, incluindo nossas preocupações declaradas publicamente, os conselhos que recebemos do Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade e nossas responsabilidades fiduciárias, para garantir o uso apropriado dos recursos da ICANN que a comunidade confia a nós. Também enviamos outro comunicado aos ACs e SOs explicando a justificativa para a pausa da análise e solicitando que eles considerassem essas preocupações e definissem se é necessário fazer ajustes. A Diretoria gostaria de assegurar à comunidade que está totalmente comprometida com essa análise. A Diretoria recebeu bem a declaração da comunidade aceitando coletivamente a responsabilidade por reiniciar a análise SSR2 o mais rápido possível.

Conforme implementamos o novo estatuto, provavelmente descobriremos que faltam alguns processos. Quando isso acontecer, recomendo que a Diretoria e a comunidade interajam de forma aberta e objetiva. Com a experiência da SSR2, também aprendemos que, quanto melhor a comunicação, maior a cooperação.

Com relação à triagem de integridade dos membros, a Diretoria está analisando ativamente essa questão, que foi levantada no primeiro fórum público. Além disso, o Comitê de Governança da Diretoria considerou detalhadamente o assunto nos encontros de 11 e 27 de outubro de 2017. Fiz uma publicação no blog sobre esse assunto na quarta-feira, 1° de novembro. Com certeza, concordamos que todos os membros da Diretoria devem seguir os mais altos padrões de honestidade, integridade e credibilidade.

Por último, a Diretoria realizou uma reunião com todos os membros, como de costume. Para saber mais sobre o workshop, incluindo as minutas do encontro público, confira a Página da Diretoria.

O próximo workshop da Diretoria será realizado em fevereiro de 2018, mas com certeza vou falar com vocês antes disso. Para quem veio a Abu Dhabi, espero que vocês tenham chegado bem em casa. Espero ver vocês de novo em março de 2018 no ICANN61 em Porto Rico.

Authors

Cherine Chalaby

Anterior ICANN Board Chair