Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Um Modelo para Explorar a Precisão de WHOIS

3 de marzo de 2014
Por Margie Milam

Conforme relatado anteriormente, a ICANN continua fazendo progresso no aprimoramento de WHOIS. Um aspecto desse trabalho se concentra em dar visibilidade a como esses aprimoramentos podem estar afetando as taxas gerais de precisão. Para fazer isso, está sendo desenvolvido um novo programa no qual a ICANN realizará estudos periódicos da precisão de WHOIS, publicará as descobertas e encaminhará para acompanhamento registros de WHOIS que forem sinalizados até certo grau como imprecisos.

Isso nos leva à pergunta: o que é um registro impreciso de WHOIS?

A resposta para essa pergunta tem sido debatida intensamente na última década pela comunidade da ICANN e continua evoluindo, especialmente em vista dos últimos acontecimentos. Eles incluem as obrigações instituídas recentemente pelo Contrato de Credenciamento de Registradores de 2013, as recomendações da Equipe de Revisão de WHOIS, o lançamento de novos gTLDs e o trabalho perspicaz do SSAC (Security and Stability Advisory Committee, Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade) examinando os problemas relacionados à validação de dados de registro de nomes de domínio, conforme relatado no SSAC-58 [PDF, 490 KB].

Com a ajuda do NORC na Universidade de Chicago, pioneira em um dos primeiros estudos sobre precisão de WHOIS, a ICANN publicará, antes do Encontro de Cingapura, uma sugestão de modelo para a implementação dessa análise estatística. Levando em consideração esses recentes acontecimentos, o modelo examina um registro de WHOIS para cada uma das perspectivas de validação destacadas no SSAC-58 [PDF, 490 KB], a saber, validação sintática, operacional e de identidade, e atribui uma metodologia de pontuação. Essas informações, por sua vez, resultarão em uma descoberta de rótulos de precisão, com base em uma série de possibilidades, como: No Failure (Sem falha), Minimal Failure (Falha mínima), Limited Failure (Falha limitada), Substantial Failure (Falha significativa), Full Failure (Falha total), que serão relatados regularmente e acompanhados com o tempo. O modelo também descreverá uma metodologia de amostragem para garantir que um número estatisticamente significativo de registros sejam examinados a fim de fornecer um escopo geográfico adequado, e que permita uma comparação dos níveis de precisão associados a novos gTLDs e gTLDs antigos.

A estrutura do modelo sugerido e a metodologia de amostragem serão publicados no Centro de Conhecimento do site de WHOIS nesta semana. Se algum SO/AC, Grupo de Partes Interessadas ou Grupo Constituinte quiser um resumo antes ou no Encontro de Cingapura com os detalhes deste programa, entre em contato conosco pelo e-mail: whois@icann.org. Entendemos que o Encontro de Cingapura é o lugar ideal para conversar com a comunidade da ICANN e obter feedback sobre o modelo sugerido e a metodologia de amostragem que serão implementados neste programa. Feedback é solicitado até 1 de abril pelo e-mail whois@icann.org.

Logo após o Encontro de Cingapura, a ICANN lançará uma RFP (Request for Proposal, Solicitação de Proposta) a fim de solicitar lances de fornecedores para a implementação de um ou mais aspectos dessa análise estatística de WHOIS e dos recursos de relatórios usando esse modelo, pois ele poderá ser atualizado em resposta ao feedback recebido.

Authors

Margie Milam