Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Informações recentes sobre a introdução de novos gTLDs

8 de agosto de 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Publicado documento sobre situações de leilão para novos gTLDs – Durante a assembléia da ICANN em Paris, França, a sua equipe operacional assumiu o compromisso de publicar um documento que descreveria as situações para o uso de leilões como mecanismo de desempate para resolver disputas entre requerimentos para gTLDs idênticos ou muito semelhantes. Hoje a ICANN divulga suas normas para “Situações de uso de leilões para novos gTLDs”, de modo que a comunidade poderá comentar esse componente do plano de implementação que se seguirá em breve.

O documento [PDF, 52K] foi preparado pela empresa de consultoria para leilões PowerAuctions LLC, com apoio da equipe da ICANN. O documento destaca que leilões como mecanismo de desempate são um meio eficiente de resolver controvérsias em torno de requerimentos de gTLDs usando um processo transparente, objetivo e de conseqüências progressivas.

Esse documento não aborda detalhes específicos sobre como conduzir um processo de leilão para resolver disputas por seqüências de caracteres. Esses detalhes serão apresentados posteriormente como parte das informações sobre a introdução de novos gTLDs, que a comunidade conhecerá em breve.

Criamos um fórum público sobre o assunto em http://forum.icann.org/lists/auction-consultation/. Os comentários enviados para auction-consultation@icann.org serão analisados até às 23h59 UTC de 7 de setembro 2008 (8 de agosto de 2008).


Informações sobre o algoritmo para semelhanças entre seqüências – Recentemente a equipe da ICANN concluiu um workshop com a SWORD, a empresa que está auxiliando a ICANN na criação de um algoritmo que ajudará a automatizar o processo para avaliar semelhanças entre seqüências sugeridas e já existentes de DPNs. Vários órgãos de registro de patentes e marcas em todo o mundo usam os algoritmos verbais de busca da SWORD. A SWORD concluiu um algoritmo beta e examinou várias situações de teste com a equipe da ICANN, com o objetivo de refinar os parâmetros e discutir como integrar o algoritmo como ferramenta para ajudar a aplicar a recomendação da GNSO, estabelecendo que novas seqüências de gTLDs não podem provocar confusões para os usuários com os DPNs existentes.


Certificado de registros de backend não está disponível na primeira rodada – Em 31 de janeiro de 2008, a ICANN publicou um anúncio (http://www.icann.org/en/announcements/announcement-2-31jan08.htm) a fim de informar a comunidade que está explorando uma possível medida para certificar operadores de registros de backend para novos gTLDs. A sugestão surgiu como possível forma de otimizar o processo de requerimento para novos gTLDs e criar um bloco de operadores de registro pré-qualificados que poderiam dar assistência no caso de falha de um registro. A exploração da iniciativa também nasceu a partir de consultas de membros da comunidade que apresentaram as vantagens que a criação da certificação pode promover.

Durante a exploração da iniciativa, a ICANN consultou a comunidade, inclusive especialistas técnicos, registros de gTLDs e ccTLDs e fornecedores de serviços de registro. Em seguida, ela analisou os riscos e benefícios que podem resultar da concretização da iniciativa. Finalmente, decidiu-se não continuar com a certificação como parte da rodada inicial de requerimentos para novos gTLDs, por uma série de razões. Algumas delas são: a necessidade de avaliações adicionais sobre os efeitos que a certificação pode ter sobre o mercado, p. ex., se a implementação pode provocar expansão ou contração; mais discussões com a comunidade sobre os requisitos para certificação; e ponderar as prováveis atividades pós-certificação, como testes constantes, re-certificações e a introdução de novas medidas para cumprimento contratual. Além disso, considerou-se importante poder avaliar os aspectos positivos e negativos da introdução de novos gTLDs sem os possíveis efeitos cruzados dessa certificação adicional. Será mais fácil garantir essa independência das ações se a certificação for feita mais tarde (se análises adicionais concluírem que isso é necessário).

Tanto os operadores de registro de backend para ccTLDs quanto apra gTLDs poderão continuar oferecendo serviços de registro aos novos gTLDs. Quando for publicada, a Solicitação de Propostas para novos gTLDs descreverá os critérios técnicos mínimos e os requisitos pré-delegação que cada candidato precisará cumprir antes que seu DPN seja aprovado para inserção na raiz. Os interessados em novos gTLDs poderão escolher se preferem usar sua própria infra-estrutura e seus sistemas para registro, contratar os serviços de um fornecedor já existente de serviços de registro para gTLDs ou ccTLDs, ou se preferem firmar um contrato com outro fornecedor de serviços técnicos.

Última modificação deste arquivo em 8 de agosto de 2008