Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Requisitos para serviços de diretório de dados de registro do WHOIS Detalhado (Thick WHOIS) serão implementados

1 de febrero de 2017

LOS ANGELES – 1 de fevereiro de 2017 – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) anunciou hoje que todas as partes contratadas de gTLDs da ICANN devem atualizar seus serviços de diretório de dados de registro para elas cumprirem a Política de transição do Whois Detalhado para .COM, .NET e .JOBS e a Política de etiquetagem e exibição uniformes do diretório de dados de registro dos registros.

As políticas exigem que todos os registros de gTLDs sejam do tipo Detalhado (Thick), com etiquetagem e exibição uniformes de resultados de WHOIS. Os operadores de registro de gTLDs que atualmente estiverem fornecendo serviços de WHOIS Detalhado (Thick WHOIS) – .COM, .NET e .JOBS – devem remeter todos os registros de nomes de domínio novos como WHOIS Detalhado antes de 1 de maio de 2018. Estes registros também devem migrar todos os dados requeridos para os serviços de WHOIS Detalhado para o caso de nomes de domínio existentes antes de 1 de fevereiro de 2019. Essas alterações são exigidas pela Política de transição do Whois Detalhado para .COM, .NET e .JOBS. Além disso, os registros e registradores devem implementar as especificações sobre dados definidas na Política de etiquetagem e exibição uniformes do diretório de dados de registro dos registros (Registry Registration Data Directory Services Consistent Labeling and Display) antes de 1 de agosto de 2017. A ICANN notificou as partes contratadas sobre suas novas responsabilidades.

Histórico:

Os acordos da ICANN com registradores credenciados e com operadores de registro de gTLDs exigem o cumprimento de vários procedimentos e "políticas de consenso" especificados. As políticas de consenso são elaboradas mediante um processo de elaboração de políticas multissetorial, de baixo para cima, de acordo ao exigido nos Estatutos da ICANN. Em 7 de fevereiro de 2014, a Diretoria da ICANN adotou as recomendações para políticas consensuais da GNSO sobre o uso do WHOIS Detalhado (Thick WHOIS) de todos os registros de gTLDs. As recomendações expressam que "O fornecimento de serviços de WHOIS Detalhado, com uma etiquetagem e exibição uniformes e em consonância com o modelo delineado na especificação 3 do RAA 2013 [Registrar Accreditation Agreement], deve tornar-se um requisito para todos os registros de gTLDs, tanto atuais quanto futuros".

Saiba mais:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.