Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Resumo da Reunião do Grupo Público de Especialistas, 14 de outubro de 2014

16 de octubre de 2014

[Áudio da reunião na íntegra disponível on-line here.]

No dia 14 de outubro de 2014, o Grupo Público de Especialistas (PEG – Public Experts Group) se reuniu para debater sobre os critérios de avaliação para a seleção de Assessores para o Grupo de Trabalho de Diferentes Comunidades (CCWG – Cross Community Working Group) no Processo de Prestação de Contas da ICANN. Os membros do Grupo Público de Especialistas, Jeanette Hoffman, Janis Karklins, Larry Strickling e Brian Cute, debateram acordaram sobre as áreas de expertise e os critérios de avaliação que utilizariam no processo de seleção. O Grupo Público de Especialistas concordou no fato da importância de garantir que algumas áreas de expertise fossem introduzidas no trabalho do CCWG e que esse Grupo de Trabalho deverá focar-se em áreas de expertise que complementem a expertise introduzida pelos participantes da Comunidade para o Grupo de Trabalho CCWG.

Por conta disso, o Grupo Público de Especialistas identificou as seguintes áreas de expertise:

 

Governança do Board e Gestão Corporativa (por exemplo, nos âmbitos operacional, financeiro, de gestão de riscos)

Prestação de Contas e Transparência Globais: ferramentas e parâmetros de medição teóricos e práticos

Marcos Globais de Ética e Direitos Humanos (por exemplo, proteção do consumidor)

Participação e Relações Governamentais e Governança Multissetorial

Direito Internacional/Jurisprudência (por exemplo, escolha de legislação)

 

Foi disponibilizada uma lista mais longa de áreas de expertise para ser submetida à consideração do Grupo Público de Especialistas. Havia algumas áreas de expertise disponibilizadas de imediato para a Comunidade da ICANN (por exemplo, Operações Técnicas de Internet). O Grupo Público de Especialistas acredita que não é preciso duplicar expertise como essa designando Assessores. Depois de ter acordado as áreas de expertise, o Grupo Público de Especialistas iniciou a revisão da lista de candidatos apresentada para fazer uma seleção inicial. Observamos que foram indicados alguns candidatos, ou que eles estavam bem relacionados, à estruturas existentes da Comunidade da ICANN. Visto que os Assessores vão ter um papel puramente consultivo no processo, e enquanto esses candidatos podem participar mais plenamente do Grupo de Trabalho CCWG, o Grupo Público de Especialistas recomenda que esses candidatos façam uso do mecanismo da Comunidade para a participação do Grupo de Trabalho CCWG.

O Grupo Público de Especialistas vai considerar a necessidade de diversidade (por exemplo, geográfica, de gênero) dos Assessores na hora de avaliar os candidatos. O Grupo Público de Especialistas vai revisar os materiais biográficos apresentados pelos candidatos e, além disso, vai fazer suas próprias pesquisas. O Grupo Público de Especialistas antecipa que vai completar seu trabalho antes de final de outubro.