Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Plano para a transição do WHOIS Conciso para o WHOIS Detalhado está disponível para comentário público.

26 de octubre de 2016

LOS ANGELES – 26 de outubro de 2016 – A Corporação para a Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN) publicou hoje [PDF, 66 KB] um plano proposto para implementar recomendações normativas sobre o WHOIS Detalhado (Thick Whois). O plano exige que os gTLDs que atualmente fornecem serviços de WHOIS conciso (Thin Whois) – .COM, .NET and .JOBS – façam uma transição para o WHOIS detalhado (Thick Whois). Os comentários serão aceitos até as 23:59 UTC de 15 de dezembro de 2016.

Comentário sobre o plano.

As recomendações normativas da Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO) expressam o seguinte:

“O fornecimento de serviços de WHOIS detalhado, com etiquetagem e exibição uniformes conforme ao modelo esboçado na especificação 3 do ano 2013 [Acordo de Credenciamento de Registradores - Registrar Accreditation Agreement], deve transformar-se em requisito para todos os registros de gTLDs, tanto atuais quanto futuros”. A ICANN e uma Equipe de Revisão de Implementações da comunidade determinaram que a etiquetagem e exibição uniformes e o WHOIS detalhado são questões que deveriam ser tratadas por separado. Uma versão revisada da Política de Etiquetagem e Exibição Uniformes do Diretório de Dados de Registro dos Registros foi postada para comentário público em 21 de outubro de 2016.

Saiba mais:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.