ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Leilões de novos gTLDs: rumo ao primeiro leilão no dia 4 de junho de 2014

3 June 2014
By Kelvin Wong

null

Enquanto os solicitantes trabalham para proteger os direitos dos mais de 1.300 Domínios Primeiro Nível (TLDs) que deverão ser colocados no ar como parte do Programa de Novos gTLDs, existem casos em que mais de um solicitante requisitou as mesmas cadeias de caracteres ou cadeias muito parecidas. O Guia do Solicitante antecipou esse cenário e prescreveu os Leilões como o último recurso para solucionar esses conjuntos de disputas de maneira clara e objetiva.

Por que leilões?

A ICANN trabalhou em parceria com sua comunidade de múltiplas partes interessadas para garantir que diferentes opções fossem consideradas durante a elaboração do Guia do Solicitante (AGB). Depois de analisar as possibilidades, e com base nas opiniões da comunidade da ICANN, os leilões foram determinados como a melhor opção para resolver os conjuntos de disputas de maneira objetiva e eficiente.

O Guia do Solicitante (AGB) também inclui um método alternativo para a resolução de disputas por cadeias de caracteres disponível para alguns conjuntos de disputas chamadas de "avaliação de prioridade da comunidade" (CPE). A CPE está disponível para qualquer solicitante baseado em comunidade em um conjunto de disputa. Essa avaliação tem como objetivo analisar se um solicitante baseado em comunidade merece prioridade por meio da obtenção de uma pontuação mínima exigida. A avaliação baseia-se em um conjunto de critérios descritos na seção 4.2.3 do AGB. Se a solicitação for aprovada pela CPE, isso pode solucionar o conjunto de disputas, evitando a necessidade de haver um leilão para esse conjunto.

Além disso, a ICANN incentiva os solicitantes em cada conjunto de disputas a resolver as disputas entre si. Consideramos os leilões um "mecanismo de último recurso", que será usado apenas nos casos em que a resolução não for alcançada de nenhuma outra maneira. O processo e as regras para leilões foram elaborados tendo isso em mente, permitindo que os solicitantes resolvam seu conjunto de disputas até uma semana antes do leilão.

Histórico de leilões

No início de 2008, a ICANN começou um processo de seleção de várias etapas para encontrar um consultor sobre projetos de leilões. Após uma avaliação abrangente, a ICANN selecionou a Power Auctions LLC, um fornecedor com amplo conhecimento sobre a elaboração e a implementação de leilões, e experiência relevante em leilões internacionais com lances altos para bens públicos. Em meados de 2013, teve início o desenvolvimento do processo detalhado de leilões para novos gTLDs. Uma série de regras preliminares para leilões foram publicadas para obter opiniões da comunidade, inclusive uma versão publicada em dezembro, enviada para comentários públicos formais. O período de comentários públicos foi utilizado para as regras de leilões a fim de garantir que todas as perspectivas fossem levadas em consideração. Os resultados desse período de comentários [PDF, 309 KB] foram publicados em 5 de março de 2014, incluindo um conjunto operacional de regras para leilões. Fizemos mais algumas alterações desde então, e a versão atual das regras para leilões pode ser encontrada na seção Auction Resources (Recursos para leilões) na página inicial Auctions (Leilões) no micro-site dos novos gTLDs.

Com funciona

Conforme mencionado, os leilões de novos gTLDs usarão um método de relógio ascendente, que fornece aos solicitantes em disputa um feedback em tempo real do mercado para ajudá-los a tomar decisões de avaliação. O segundo método de leilões por relógio ascendente de preços é conhecido por se aproximar mais do valor real de mercado do bem sendo leiloado, porque o preço vencedor é o que foi declarado por um concorrente como o valor máximo que ele está disposto a pagar. Nesse método, o leiloeiro aumenta sucessivamente as variações de preços de início e de fim de rodada a cada nova rodada. Os solicitantes participando desse leilão enviam seus lances dentro da variação de preços definida para a rodada. À medida que aumentam as variações de preços das rodadas, os solicitantes poderão optar por retirar-se do leilão. Quando não houver mais disputas diretas, o leilão é encerrado e os solicitantes vencedores, depois de pagarem o preço vencedor, poderão dar continuidade à contratação e à delegação.

Últimas notícias sobre leilões

Atualmente (desde 30 de maio de 2014), existem 164 conjuntos de disputas não solucionadas, que podem exigir a realização de um leilão para resolver as disputas. A partir de 4 de junho de 2014, realizaremos o primeiro leilão para resolver o conjunto de disputas por 信息, (xn--vuq861b), que é um IDN (Internationalized Domain Name, Nome de Domínio Internacionalizado) chinês para "informação" ou "info". Os demais conjuntos de disputas estão agendados para um dos leilões subsequentes, marcados para serem realizados mensalmente ao longo de 2014 até o início de 2015. O atual Cronograma de Leilões [PDF, 307 KB] pode ser encontrado na seção Auction Resources (Recursos para leilões) na página inicial Auctions (Leilões) no micro-site dos novos gTLDs. Nas próximas semanas, os resultados e o cronograma de leilões também estarão disponíveis na página de status de conjuntos de disputas.

Para ajudar os solicitantes a se preparar para os leilões, a Power Auctions produziu três vídeos de treinamento que orientam os participantes de leilões sobre a criação de contas, os mecanismos dos leilões e as atividades após o leilão. Se você for um solicitante em um conjunto de disputas, é recomendado assistir a esses vídeos antes de seu leilão.

Continue consultando a página inicial Auctions (Leilões) no micro-site dos novos gTLDs para saber as últimas notícias e novidades relacionadas a leilões. http://newgtlds.icann.org/en/applicants/auctions.

Authors

Kelvin Wong